MEC analisa mudanças no ensino do Jornalismo


15/04/2010


A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação elaborou nota técnica sobre as novas diretrizes curriculares de Jornalismo que serão encaminhados ao Conselho Nacional de Educação.

Paulo Roberto Wollinger, Diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, informou ao Presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), Edson Spenthof, que a tramitação deverá ocorrer nos próximos dias.

De acordo com o Presidente da Fenaj, Sérgio Murillo de Andrade, é grande a expectativa em torno da atualização das diretrizes curriculares entre os jornalistas, professores e estudantes:
— O Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e a Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) contribuíram ativamente com os trabalhos da Comissão Especial constituída pelo MEC para a revisão das diretrizes. Esperamos que as sugestões apontadas no relatório final da Comissão sejam aprovadas.

O assunto será destaque do 20º Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo, que será realizado na Universidade Católica de Pernambuco, em Recife, entre os próximos dias 21 a 23, com o tema “Ensino de Jornalismo — novas diretrizes e novos cenários jurídicos, profissionais, tecnológicos e econômicos”.

Entre as atividades que integram a programação do evento, o 9º Pré-forum da FENAJ, marcado para o dia 21, às 16h, no Hotel Atlante Plaza, com o tema “O papel da Universidade no contexto dos novos marcos regulatórios: o fim (e a volta?) da Lei de Imprensa e da obrigatoriedade do diploma e as novas diretrizes curriculares”.