Julgamento de habeas corpus de Arruda é adiado


25/02/2010


O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello adiou o julgamento do pedido de habeas corpus em favor do Governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), preso há duas semanas na Polícia Federal por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acusado de tentar subornar uma testemunha do suposto esquema de corrupção envolvendo seu governo, deputados distritais e empresários. O julgamento, marcado para esta quinta-feira, 25, ainda não tem nova data.

O advogado de Arruda, Nélio Machado, pediu o adiamento alegando ter recebido novas informações sobre os fatos e pretende reformular o habeas corpus. Com isto, o Ministro entendeu ser necessário abrir, novamente, vista dos autos à Procuradoria Geral da República, informa o STF.

O pedido de habeas corpus foi negado em caráter provisório por Marco Aurélio Mello no último dia 12. O Ministro considerou que havia evidências da participação de Arruda na tentativa de suborno do jornalista Edson dos Santos, conhecido como Sombra — testemunha do esquema de arrecadação e distribuição de propina desarticulado na Operação Caixa de Pandora, em novembro de 2009 —, e que a prisão dele preservaria a ordem pública e a instrução penal.