Lei Seca: Governo do Rio aplaude apoio da mídia


25/02/2010


Em comunicado encaminhado à ABI, o Subsecretário de Estado de Governo do Rio e coordenador geral da Operação Lei Seca, Carlos Alberto Lopes, ressalta como fundamental ao sucesso da campanha o apoio da mídia, de maneira geral, cuja cobertura às atividades desenvolvidas no estado é responsável, segundo ele, ao reconhecimento nacional e internacional desta política pública de prevenção de acidentes implementada pelo Governo fluminense.

Desde que foi lançado em 19 de março de 2009, o projeto Operação Lei Seca conta com a colaboração dos veículos de comunicação, que têm divulgado dados estatísticos e alertado a população para os riscos de acidentes de trânsito, por causa da ingestão de bebida alcoólica.

No ofício destinado à ABI, Carlos Alberto Lopes destaca a variedade de notícias sobre a Operação Lei Seca nos veículos do Rio. Segundo ele, é “amplo o noticiário nas rádios, jornais, revistas e televisões, que, mês a mês, vem dando notícias da diminuição dos acidentes de trânsito nos bairros do Rio de Janeiro, Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, entre outros, servindo de exemplo para outros estados”.

De acordo com dados da coordenadoria geral do projeto Lei Seca, até 31 de dezembro de 2009, completados 280 dias de ações ininterruptas, foram registrados os seguintes números: 139 mil 437 veículos abordados; 27.779 multados; 8 mil 913 rebocados; 11 mil 187 carteiras de habilitação apreendidas; 131 mil 88 testes com etilômetros.

Segundo o Grupamento de Socorro de Emergência Corpo de Bombeiros, em 2009, desde o início das operações da Lei Seca, houve uma queda “de 3 mil 701 registros de vítimas de acidentes de trânsito, com ferimentos, lesões e/ou mortes”. Os números citados acima, se comparados com o ano anterior, mostram uma redução significativa, pois em 2008 a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil informou o registro de 1 mil 862 casos.

O coordenador da Operação Lei Seca disse que somente na Barra da Tijuca (Zona Oeste), no primeiro semestre de 2009, em relação ao mesmo período de 2008, a queda nos acidentes foi de quase 50%:
— De acordo com números apurados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), conseguimos reduzir em 46,3% o índice de mortos em acidentes de trânsito, afirma Carlos Alberto Lopes.

A Subsecretaria de Estado de Governo fala também sobre o apoio dado pela sociedade ao projeto Operação Lei Seca: “O êxito da Operação Lei Seca deve-se também à adesão de instituições da sociedade civil organizada, como empresas, sindicatos, associações, federações, confederações, universidades, conselhos regionais profissionais, entre outras”.