Anúncio da Brahma denunciado como belicista


05/01/2010


As cenas do novo comercial da Brahma para a Copa do Mundo, cuja mensagem compara os jogadores a guerreiros (lembra inclusive cenas do filme “Os 300 de Esparta”), não agradaram ao jornalista Maurício Azêdo, que acha que a propaganda da cervejaria tem um tom muito belicoso.

O comercial foi denunciado ao Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar), como “violador de dispositivos constitucionais”. Maurício Azêdo, que é Presidente da ABI, disse que a sua denúncia é uma iniciativa pessoal, que não tem nada a ver com a posição da entidade que dirige.

A denúncia do jornalista foi feita através da petição que tem o seguinte teor:

“Prezados Senhores,

Maurício Azêdo, brasileiro, casado, jornalista profissional, RG nº 1.287.009-9, emitido pelo Instituto Felix Pacheco-RJ, CPF nº 270.778.708-63, com domicílio na Rua Abade Ramos, 107, apartamento 501, Jardim Botânico, Cep 22.461-090, Rio de Janeiro, RJ, vem requerer a Vossas Senhorias que procedam à análise do teor e da forma do anúncio veiculado através da televisão pela cerveja Brahma, o qual tem um conteúdo belicista que apresenta a Copa do Mundo como uma guerra, despojando-a do caráter de competição esportiva que ela tem. A linha editorial desse anúncio viola disposições da Constituição da República relacionadas com a defesa da paz, a cooperação entre os povos e a prevalência dos direitos humanos.

Rio de Janeiro, 4 de janeiro de 2010. Maurício Azêdo”