Esg confere Medalha de Mérito à ABI


20/08/2009


Alcyr Cavalcanti

Maurício Azêdo e o Ministro Nélson Jobim

Em cerimônia sob a presidência conjunta do Ministro da Defesa Nélson Jobim e do Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Carlos Alberto Pires Rolla, e com a presença de inúmeros membros do Conselho Deliberativo da Casa, a Esg conferiu à ABI na manhã desta quinta-feira, dia 20 de agosto, a Medalha do Mérito Marechal Osvaldo Cordeiro de Farias, em reconhecimento pelos serviços prestados pela imprensa à instituição.

Rogério, Lêda, Ilma, Maurício, Estanislau e Mário na Escola Superior de Guerra (Esg)

A ABI foi incluída no Quadro Especial da Medalha ao lado de cinco corporações militares nacionais e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo-Fiesp. As corporações militares agraciadas foram a Escola Naval, a Academia Militar das Agulhas Negras-Aman, a Academia da Força Aérea, o Centro Técnico Aeroespacial e o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo. Além dos Diretores Maurício Azêdo, Presidente, Estanislau Alves de Oliveira, Diretor Administrativo, e Jesus Chediak, Diretor de Cultura e Lazer, compareceram à cerimônia os Conselheiros da ABI Alcyr Cavalcanti, Ilma Martins da Silva, Leda Acquarone, Luiz Sérgio Caldieri, Mário Augusto Jakobskind e Rogério Marques Gomes. 

Entre os agraciados pela Esg e incluídos no Quadro Ordinário da Medalha figuraram vários jornalistas, entre os quais Arnaldo Niskier, membro da Academia Brasileira de Letras; Oliveiros S. Ferreira, ex-Diretor de Redação de O Estado de S. Paulo e atualmente professor da Universidade de São Paulo; José Amaral Argolo, ex-Diretor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente professor da Esg; Alexandre Garcia, repórter e âncora de programas da Rede Globo de Televisão

Entre os civis homenageados pela Escola encontravam-se os Deputados Raul Jungman, Aroldo de Oliveira e Marcelo Itagiba; o Professor Carlos Lessa, ex-Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ex-Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social-BNDES; o Professor Eurico Lima Figueiredo, da Universidade Federal Fluminense, e o Secretário de Segurança do Estado do Rio, José Mariano Beltrame.

Com o diploma de Amigo da Esg foram agraciados o músico Turíbio Santos, Diretor do Museu Vila-Lobos; o jornalista e escritor Ricardo Cravo Albin, Diretor do Instituto Cultural Cravo Albin; o Diretor da Organização Odebrecht Roberto Dias; o Grupo Poesia Simplesmente, o Jornal do Brasil, a Folha de Londrina e O Adesguiano, órgão da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra-Adesg.