Concurso Tim Lopes de Jornalismo abre inscrições


16/11/2009


A 5ª edição do Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística, com o tema “Imprensa e sociedade aliadas no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes”, aceita inscrições até o dia 29 de janeiro de 2010.

Podem participar jornalistas de mídia impressa, rádio, televisão, internet — incluindo veículos comunitários ou alternativos —, estudantes e professores de cursos de Comunicação. Também serão premiados os jornalistas que atuam em veículos de comunicação de países vizinhos.

Serão selecionadas as melhores propostas de reportagem sobre o tema proposto, as quais receberão apoio técnico e financeiro para a sua realização. Não participam trabalhos já veiculados. 

Instituído em homenagem ao jornalista Tim Lopes — torturado e morto por traficantes de drogas em 2002, enquanto investigava casos de exploração sexual de adolescentes em uma favela do Rio de Janeiro — o Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística é uma iniciativa da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), da Childhood Brasil (Instituto WCF) e da Save The Children Suécia, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Em sua versão regional, o concurso conta com o apoio das organizações que integram a Rede ANDI América Latina na Argentina (Periodismo Social), no Paraguai (Global Infância) e no Uruguai (El Abrojo).

Mais informações pelo site www.andi.org.br/timlopes.