Clássico de Luis Puenzo na tela do Cine ABI


02/06/2009


A História Oficial (1985), um dos mais importantes filmes do cinema político mundial, vencedor de vários festivais de cinema internacionais, incluindo o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, além da Palma de Ouro de Melhor Atriz para Norma Aleandro, é o cartaz do Cine ABI desta quinta-feira, dia 4 , às 19h, no 7º andar do edifício-sede da entidade (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio).

Dirigida pelo argentinio Luis Puenzo, a obra narra a história de uma professora de classe média, Alicia, não politizada em um primeiro momento, que acaba descobrindo que a menina que ela adotou, Gaby, trazida para casa pelo marido, pode ser filha de presos políticos perseguidos pela ditadura militar argentina.

Certo dia, Alicia reencontra a amiga Ana, ex-presa política que retorna do exílio e lhe conta as barbaridades cometidas pelos militares contra os opositores políticos, após o golpe de estado que derrubou a Presidente Izabel Perón, em março de 1976.

Alicia acaba concluindo que o marido, Roberto, poderia ter vínculos com a ditadura, e que os pais da sua filha adotiva teriam sido mortos em um dos centros de torturas mantidos pelos militares. Em contato com o grupo denominado “As Mães da Praça de Maio”, a professora localiza a avó biológica de Gaby.