Prefeito de Itaguaí ameaça jornalista


07/11/2008


Em telegrama enviado ao Prefeito do município fluminense de Itaguaí, Carlo Busatto, na tarde desta sexta-feira, dia 7, a Associação Brasileira de Imprensa pede que ele interrompa as represálias e perseguições que vem promovendo contra o Jornal Atual e não mais ameace seu Diretor, Marcelo Godinho.

O motivo da perseguição seria uma série de reportagens publicadas pelo jornal, falando da falta de prestação de contas de Carlos Busatto à frente da Prefeitura, o que suscitou a impugnação da sua candidatura à reeleição e o impediu de assumir o cargo de Prefeito depois das eleições de 6 de outubro.

Inconformado com o tratamento que o Jornal Atual lhe dá, Carlos Busatto tem feito ameaças de violência física ao jornalista Marcelo Godinho, além de tentar dificultar a circulação do veículo, por meio de pressão sobre jornaleiros e distribuidores para que não exibam nem comercializem exemplares do semanário.

Este é o texto do telegrama da ABI enviado ao Prefeito de Itaguaí:

A Associação Brasileira de Imprensa apela a Vossa Excelência no sentido de evitar represálias e perseguições ao Jornal Atual e a seu Diretor, Marcelo Godinho, de modo a deixar claro que Vossa Excelência não é inimigo da liberdade de imprensa. Conto com a sua palavra tranqüilizadora a esse respeito. Cordialmente, Maurício Azêdo, Presidente da Associação Brasileira de Imprensa.