Site afirma que deputados compraram reportagens


22/01/2018


Nesta semana, o The Intercept veiculou reportagem assinada pelo jornalista Guilherme Martins sobre o gasto de 41 deputados federais de 14 estados e do Distrito Federal com a compra de reportagens. De acordo com as informações, ao menos R$ 754 mil em dinheiro público foram gastos com mais de 60 empresas de comunicação em 2017. Muitas das reportagens compradas não foram identificadas como pagas.

O material revelado pelo The Intercept Brasil faz parte do levantamento do marcozero.info, projeto de jornalismo de dados aplicado à política. No total, mais de 2 mil notas fiscais de empresas de comunicação que receberam por serviços de divulgação de atividades dos parlamentares foram analisadas. A reportagem mostra que, de todas as notas, 316 deixam explícito o trabalho de publicação de matérias.

Algumas das empresas citadas por receberem pela publicação de reportagens estão a Florêncio Publicidade, Eventos e Serviços LTDA – que foi responsável pela publicação em veículos como site e programa Jornal de Verdade -, BP Promoções – que intermediou a veiculação com a Gazeta Regional-, Acre 24 Horas, ContilNet Notícias, Diário Acreano, O Alto Acre, Sena Online, Tribuna da Serra e A Gazeta do Amapá.

Os deputados que mais gastaram dinheiro público comprando reportagens são: Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB), que gastou R$ 124 mil; o deputado Nelson Marquezelli (PTB/SP), com R$ 106,8 mil; Alan Rick (DEM/AC), com R$ 82,5 mil; Geraldo Resende (PSDB/MS), com R$ 51 mil; e Valadares Filho (PSB/SE), com R$ 44,97 mil.

O The Intercept traz detalhes sobre como o dinheiro foi gasto, assim como alguns links de reportagens pagas e assinadas como “redação”, sem nenhum tipo de identificação de que se trata de conteúdo comprado. Para ver a íntegra da matéria escrita pelo jornalista Guilherme Martins, clique aqui.