A força da mídia na tela do Cine ABI


09/06/2008


Dando prosseguimento à mostra A Imprensa no Cinema, nesta quinta-feira, dia 12, às 19h, no Auditório Oscar Guanabarino, no 9º andar do edifício-sede da ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio), será exibido o filme “A trágica farsa”, de Mark Robson.

A produção, de 1956, apresenta os protagonistas — vividos por Humphrey Bogart, Rod Steiger e Jan Sterling — num enredo em que um jornalista é incitado por um empresário a promover um lutador de boxe, Toro Moreno, que ambos sabem não ser dos melhores. Com muito dinheiro em jogo, lutas são arranjadas e matérias favoráveis ao lutador são publicadas na imprensa, culminando numa grande farsa envolvendo o boxeador, que não desconfia de nada. O diretor já abordava a influência da mídia e os perigos de se moldar a realidade para produzir os efeitos desejados por uma minoria, caso que se agrava hoje em dia, com o alcance cada vez mais amplo dos meios de comunicação.

“A trágica farsa” traz a última participação de Bogart no cinema — o ator morreu no ano seguinte, de câncer, aos 58 anos. Também integram o elenco Mike Lane, Max Baer, Edward Andrews, Nehemiah Persoff, Carlos Montalbán, Jersey Joe Walcott e Harold Stone.

A mostra A Imprensa no Cinema — com curadoria do jornalista, cineasta e pesquisador Dejean Magno Pellegrin e coordenação de Jesus Chediak, Diretor Cultural da Associação — retoma as atividades do Cine ABI, exibindo filmes que trazem o jornalismo como tema, numa forma de homenagear o centenário da entidade e o bicentenário da Imprensa Régia no Brasil. O público receberá a ficha técnica e sinopse do filme em cartaz e poderá participar de debate com especialistas, após a exibição.

  • Mostra do Centenário — Programação de junho