Abertas inscrições para o 30º Prêmio Vladimir Herzog


06/06/2008


Estão abertas as inscrições para a trigésima edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que é organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, a Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), a Ouvidoria da Polícia Militar de São Paulo e o Fórum do Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo.

A premiação deste ano reveste-se de um caráter especial. Além de chegar à sua 30ª edição, ela acontece no ano em que serão completados 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Quando instituído, o Prêmio Vladimir Herzog tinha um objetivo claro: estimular os jornalistas a denunciarem as arbitrariedades do regime militar, que aviltava os direitos humanos e usava da força bruta para tentar calar os que lutavam pelo sonho da liberdade.

Hoje, 30 anos depois, os direitos humanos continuam sendo a motivação da premiação e dos jornalistas que, com a consciência de seu papel na sociedade, sabem que ainda há muito o que se fazer para que os brasileiros possam, de fato, viver a cidadania em sua plenitude.

Serão premiados os melhores trabalhos sobre direitos humanos em dez categorias. O prazo de inscrições termina no dia 3 de setembro, com exceção da categoria Livro-reportagem, que se estende até 21 de julho. Outras informações podem ser encontradas no site
http://www.jornalistasp.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1762&Itemid=1.