Centenário de nascimento de Guimarães Rosa na ABL


23/05/2008


O centenário de nascimento do acadêmico, diplomata e escritor Guimarães Rosa (1908-1967) será comemorado a partir da próxima terça-feira, dia 27, às 17h30, em um ciclo de conferências na Academia Brasileira de Letras (ABL), com palestra inaugural da filósofa austríaca Kathrin Rosenfield, sobre o tema “O estrangeiro interno”.

Coordenado pelo acadêmico, professor e ensaísta Antonio Carlos Secchin, o ciclo prosseguirá no dia 3, com Luis Roncari falando sobre “Patriarcalismo e dionisismo no Santuário do Buriti Bom”. No dia 10, Per Johns debate “A viagem em busca do quem das coisas”, e Adriano Espínola discute “De magma a ave, palavra: a travessia poética de Guimarães Rosa”. A escritora Vilma Guimarães, filha do homenageado, encerra o ciclo no dia 17.

As conferências serão realizadas às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., da ABL, que fica na Avenida Presidente Wilson, 203 — Castelo — Centro do Rio. A entrada é franca e serão fornecidos certificados de freqüência aos interessados. Mais informações pelo telefone (21) 3974-2500 ou no site www.academia.org.br.

Veredas

Realismo mágico, regionalismo, liberdades e invenções lingüísticas e neologismos são algumas das características fundamentais da literatura do mineiro Guimarães Rosa, um dos maiores escritores brasileiros, autor de “Grande sertão: Veredas”, considerada a mais marcante entre suas obras.

Terceiro ocupante da Cadeira nº 2 da ABL, eleito em 6 de agosto de 1963, em sucessão a João Neves da Fontoura, João Guimarães Rosa foi empossado pelo acadêmico Afonso Arinos de Melo Franco em 16 de novembro de 1967.