IHGB oferece curso “D. João e a cidade do Rio de Janeiro”


15/05/2008


Será em 3 de junho, uma terça-feira, às 16h, a sessão solene de abertura do curso “D. João e a cidade do Rio de Janeiro — 1808-2008”, do Instituto Histórico e Geográfico, em sua sede na Av. Augusto Severo, nº 8, 11º andar, na Glória. O programa está inserido nas comemorações dos 200 anos da chegada da Corte Portuguesa ao Brasil e as aulas vão até o dia 6.

De acordo com os organizadores, o curso vai abordar o universo histórico, político e cultural em que se encontrava o Rio, no período da chegada de D. João, com ênfase nas mudanças que a província sofreu na época. O contexto dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil será relatado em mesas temáticas por professores, historiadores e especialistas no tema, vinculados às mais importantes instituições culturais e educacionais do País, como Arno Wehling, José Murilo de Carvalho e Mary Del Priori, entre outros.

No dia da abertura, às 17h, haverá uma conferência do Embaixador Alberto da Costa e Silva, coordenador-geral da Comissão para as Comemorações da Chegada da Família Real ao Rio de Janeiro. No dia do encerramento do curso, às 10h20, a segunda mesa temática vai abordar Jornalismo, Urbanismo e Administração. Participam dessa série Isabel Lustosa, da Casa de Rui Barbosa, que vai falar sobre o jornal Correio Braziliense; Nireu Cavalcanti, da UFF, que fará palestra sobre a expansão urbana do Rio; e Cybelle Moreira de Ipanema, Presidente do IHGB, cujo tema será “A real coutada da Ilha do Governador”.

Para participar dos quatro dias do curso, os interessados deverão pagar uma taxa de R$ 25 — estudantes pagam apenas R$ 20. Serão distribuídos certificados e a programação completa e a ficha de inscrição já estão disponíveis no site www.ihgrj.org.br. Mais informações pelo e-mail ihgrj@uol.com.br.