Novas homenagens à ABI em Brasília


25/04/2008


Na próxima segunda-feira, dia 28, às 19h, a terceira edição do ciclo de conferências “A Imprensa discute a imprensa” homenageará o centenário da Associação Brasileira de Imprensa, no auditório D. João VI, da Imprensa Nacional, em Brasília. No dia seguinte, às 9h, os cem anos da ABI serão lembrados durante a 3ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, no auditório da TV Câmara, também na capital federal.

Iniciativa da Associação dos Servidores da Imprensa Nacional (Asdin) e do Correio Braziliense, o ciclo de conferências “A Imprensa discute a imprensa” vem promovendo debates sobre temas relacionados ao jornalismo brasileiro desde outubro de 2007. Dedicada ao centenário da ABI e ao bicentenário da Imprensa Nacional e dos jornais Correio Braziliense e Gazeta do Rio de Janeiro, a terceira edição do evento vai discutir “Duzentos anos de imprensa, duzentos anos de jornalismo: passado, presente e futuro” e analisar o estágio atual da mídia a partir de diversos estudos como o “The State of the News Media 2008”, que traça um perfil da imprensa norte-americana.

Divulgado no último mês pelo Project for Excellence in Journalism, o relatório aponta para o fortalecimento do jornalismo impresso, apesar do advento das novas mídias e tecnologias de comunicação.

Participam do ciclo o Presidente da ABI, Maurício Azêdo; Josemar Gimenez, Diretor de Redação do Correio Braziliense e do Estado de Minas; Elen Cristina Geraldes, Diretora do Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília; Leandro Fortes, do Instituto de Educação Superior de Brasília; e Fernando Tolentino de Sousa Vieira, Diretor-geral da Imprensa Nacional, que medirá os debates.

O encontro tem entrada gratuita e poderá ser acompanhado no site www.in.gov.br. Os internautas que quiserem participar com perguntas podem escrever para o endereço 200anosimprensanacional@in.gov.br.  

Direito à liberdade

A conquista do direito à liberdade de imprensa e a relação do jornalismo com a história política brasileira serão os temas de debate da 3ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, que acontece a partir das 9h, no auditório da TV Câmara, no Palácio do Congresso Nacional (Edifício Principal R11, Praça dos Três Poderes), terça-feira. Além do centenário da ABI, o evento homenageia os 200 anos da Imprensa no Brasil e o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e de Expressão, comemorado em 8 de maio, data instituída pela Unesco.

Organizado pela ABI, Associação Nacional de Jornais (ANJ), Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e Câmara dos Deputados, o encontro contará com a presença do Vice-presidente da República, José Alencar, e dos Presidentes do Senado, Garibaldi Filho, da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e da ABI, Maurício Azêdo. Os jornalistas João Roberto Marinho, da TV Globo; Júlio César de Mesquita, do Estado de S.Paulo; Luis Frias, da Folha de S.Paulo; Roberto Civita, da Editora Abril; e Nelson Sirotsky, do Zero Hora, participam dos debates ao lado dos Senadores Marco Maciel (DEM-PE) e Jéferson Perez (PDT-AM) e do Deputado Miro Teixeira (PDT-RJ).