Goiás culpa a imprensa por agressão a repórter


22/07/2010


O Goiás Esporte Clube divulgou nesta quinta-feira, 22, em seu site oficial, uma nota sobre a agressão contra o repórter Roque Santos, da rádio Metrópole de Salvador (BA), promovida pelo técnico Emerson Leão e três jogadores do clube, Marcão, Rafael Moura e Romerito, na noite desta quarta-feira, dia 21, logo após a partida entre Goiás e Vitória, no estádio Manoel Barradas, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro.
 
No comunicado a diretoria lamenta o episódio, culpa a imprensa pelo incidente e anuncia uma entrevista coletiva sobre o assunto a ser concedida na manhã desta sexta-feira, dia 23, depois da reapresentação do elenco no estádio Hailé Pinheiro(Serrinha).
 
—A delegação do Goiás foi provocada pela imprensa local. Todo mundo viu que o repórter agrediu o Leão com o microfone, quando o treinador se dirigia para falar com o árbitro. Tem hora que não dá para aguentar. A reação deles é totalmente compreensível. Vamos apurar o caso, mas não pretendo punir ninguém, por entender que eles foram provocados. Inclusive, espero que esse caso sirva de exemplo para mostrar a forma como alguns repórteres trabalham, afirmou o Presidente do Goiás Syd de Oliveira.
 
A confusão teve início após o empate de 2 a 2 entre Vitória e Goiás. O técnico do Leão entrou em campo para reclamar com o árbitro da partida. Neste momento, alguns jornalistas foram na direção do treinador para ouvi-lo. Irritado, Leão agrediu o radialista Roque Santos, que foi derrubado com um soco pelo atacante Rafael Moura e chutado por Marcão e Romerito.  
 
O técnico e os três jogadores prestaram depoimento na 10ª Delegacia de Polícia da capital baiana, e realizaram o exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML). Após apresentar queixa contra os agressores, o radialista também foi encaminhado ao IML.
 
O delegado Pedro Andrade informou que a agressão sofrida pelo radialista foi considerada leve, e por isso não prendeu os envolvidos no caso. Os atletas foram indiciados e poderão responder pelo crime de agressão corporal leve. A pena prevista é de até dois anos e poderá ser cumprida com pena alternativa, como prestação de serviços.
 
O Procurador-Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) Paulo Schmitt, solicitou as imagens da partida para analisar o caso. Os agressores podem ser enquadrados nos artigos 254-A e 258 do Código de Justiça Desportiva, com suspensão de quatro a 18 partidas.

Em entrevista à Rádio Metrópole, o repórter Roque Santos disse que teve quatro dentes deslocados pelo soco de Rafael Marques, que um funcionário do clube o teria procurado para tentar encerrar o caso, e que pretende processar os agressores.

 
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) divulgou comunicado em repúdio ao fato. “A reação violenta que impediu o trabalho do comunicador é extremamente grave e merece plena apuração das autoridades”, diz a nota.
 
Leia a íntegra da nota da direção do Goiás:
 
“O Goiás Esporte Clube lamenta profundamente o ocorrido na noite de ontem, no estádio Manoel Barradas, em Salvador, logo após o jogo contra o Vitória, válido pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Entendemos que as atitudes ocorridas foram reações as agressões inicialmente sofridas pelos atletas e comissão técnica. Entretanto, tais fatos não justificam a violência. Amanhã (sexta-feira) pela manhã, logo após a reapresentação do elenco no estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), haverá uma coletiva na sala de imprensa do complexo esportivo para mais esclarecimentos”.
 
*Com informações do Globoesporte.com, Comunique-se, R7 e Portal Imprensa.