Fecomércio-RJ entrega prêmio de jornalismo impresso


10/03/2008


Foi realizada segunda-feira, dia 10, na Casa do Comércio, a entrega do Prêmio Fecomércio-RJ de Jornalismo, concedido pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro. Estiveram presentes o Presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo; o Presidente e o Vice-presidente da Fecomércio-RJ, Orlando Diniz e Luso Soares da Costa, respectivamente; o Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Município do Rio de Janeiro, Napoleão Pereira Velloso; e o Gerente Administrativo e Financeiro do Secovi Rio, João Fernandes Filho.

A grande vencedora foi a matéria “Tecnologia já!”, de Viviane Maia, publicada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. A repórter dedicou a vitória à sua equipe e falou da importância da tecnologia nas micro e pequenas empresas — “ela deixou de ser um diferencial competitivo para ser uma necessidade.”

A mesma revista levou também levou o segundo lugar, com “Venda mais: 52 idéias que vão ajudá-lo a melhorar os resultados e a conquistar mais clientes”, de Kátia Simões:
— Fazer esta matéria foi muito trabalhoso, mas agradável, pois tenho fascínio pelo varejo. Chegamos à conclusão que vende mais quem usa todos os canais para ouvir a verdade do cliente, quem o deixa interagir e dar sugestões e quem põe em prática o que ouviu — disse a jornalista.

Em terceiro lugar ficou “Paz movida a crédito”, veiculada no caderno Boa Chance, do Globo. Para sua autora, Flávia Rodrigues, as micro e pequenas empresas não aproveitam os créditos oferecidos no mercado por falta de informação. O Presidente da Fecomércio-RJ, Orlando Diniz, lembrou a importância de se repensar o comércio de bens, serviços e turismo sob todos os aspectos e destacou que o objetivo da premiação é estimular a produção de reportagens que contribuam para o desenvolvimento:
— Dentro desta proposta, os jornalistas vêm cumprindo o seu papel, aliando emoção e razão para produzir grandes trabalhos, que contribuem significativamente para a melhoria do setor.