Colégio Friburgo lança jornal como ferramenta educativa


03/03/2008


Comunicação e educação caminham juntas na filosofia do paulistano Colégio Friburgo, que acaba de lançar o Jornal Friburgo. O objetivo é reunir dados sobre os eventos e atividades escolares e ampliar o debate em torno de temas educativos, culturais, ambientais, ecológicos e sociais em geral, integrando as experiências internas de ensino — comprometidas com o viés educacional de Jean Piaget — com a prática social extramuro.

A idéia do jornal surgiu a partir da criação, em meados do ano passado, do Departamento de Comunicação da escola, que originou iniciativas como a reformulação do site, a criação de blogs e a ampliação do currículo, com novas disciplinas como Introdução ao Jornalismo e Produção de Vídeo, além do reforço do slogan “A natureza do ensino” em ações direcionadas para o meio ambiente.

Em formato tablóide, com tiragem inicial de 5 mil exemplares, o Jornal de Friburgo é editado por jornalistas, em parceria com professores e alunos dos ensinos fundamental e médio na troca de informações e seleção de pautas. Aliados ao conteúdo escolar, reportagens especiais, entrevistas e textos de renomados especialistas estarão presentes em todas as edições, de acordo com a Direção da unidade:
— Nosso projeto educativo sempre teve a característica de inovação e ousadia curricular, no qual o aluno não deve estar voltado apenas para o tecnicismo ou áreas áridas da educação. O estudante precisa aprender a pensar, criticar, discutir e participar em todas as áreas, e ter responsabilidades frente ao mundo onde vive. A elaboração de um jornal fortalece isso — diz Ciro Rodrigues Figueiredo, Diretor do colégio.