TVs desrespeitam o público, diz espectador


08/02/2008


Em e-mail enviado à ABI, João Batista Silva de Almeida, morador do Rio, acusou os canais de televisão de desrespeitar o público ao conceder tempo insuficiente para a leitura dos caracteres com o nome de seus entrevistados e a atividade que exercem. Ele pede às emissoras mais consideração e respeito tanto com seus convidados quanto com os espectadores.

Almeida pede também que a ABI oriente as TVs para que revejam esse tempo e o aumentem o suficiente para sua leitura na íntegra. Em e-mail em resposta a seu apelo, a entidade esclarece que não tem esse poder, mas informa que transmitirá a mensagem à Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), que tem influência junto à Direção das emissoras.

A ABI pode, porém, divulgar a reclamação em seu site, como faz agora, para que os profissionais empenhados na produção de programas jornalísticos levem em consideração a queixa do espectador.

A mensagem de João Batista Silva de Almeida tem o seguinte teor:

“Há alguns anos tenho relutado em enviar-lhe esta mensagem. 

Há muitos anos tenho observado que as emissoras de TV têm um comportamento deselegante na edição das matérias que vão ao ar.

Quando uma personalidade dá uma entrevista e a emissora insere o GC (gerador de caractere), informando o nome e a atividade do entrevistado, o tempo é insuficiente para a leitura do telespectador.

Este procedimento é altamente desrespeitoso para com o entrevistado, agente principal da entrevista, e ao telespectador, o qual é o gerador da audiência.

As emissoras deveriam ter maior consideração e respeito. Tanto ao entrevistado, quanto aos telespectadores.

Sugestão: A ABI oriente as emissoras (para que) revejam este tempo e o aumentem o suficiente para que os telespectadores possam fazer a leitura na íntegra.

Antecipadamente, fico-lhe grato com a apreciação e a acolhida à sugestão.
(a) João Batista Silva de Almeida, cidadão da Cidade do Rio de Janeiro.”