Salão do Livro Infanto-juvenil festeja dez anos


21/05/2008


A promoção de livros de qualidade e o incentivo à formação de leitores é o compromisso do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que celebra sua 10ª edição nesta quarta-feira, dia 21, até o próximo dia 1º, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Ali, 2 mil metros quadrados são dedicados à literatura e quem ganha o presente — um livro — são os jovens participantes do evento que, ao longo de uma década, firmou-se como um dos mais importantes do gênero no País.

Elizabeth Serra, há 20 anos à frente da Fundação Nacional do Livro Infantil, lembra que o 10º Salão é duplamente especial, pois comemora ainda o 40º aniversário da FNLIJ:
— É uma vitória alcançar esta marca e poder mostrar, através da força do texto literário de qualidade, que o livro é um produto muito atraente. Com o sucesso desta proposta, as editoras passaram a fazer seus lançamentos no Salão, único no País direcionado para o nicho ficcional e informativo, não didático, que apresenta crescimento no mundo inteiro. Para garantir a todos o direito ao acesso à leitura, a FNLIJ comprou das editoras mais de 30 mil livros, que serão oferecidos ao público infanto-juvenil que visitar o evento.

Luis Fernando Verissimo, Ziraldo, Lygia Bojunga, Ana Maria Machado, Bartolomeu Campos de Queirós e Bia Bedran fazem parte da extensa lista de autores consagrados que estarão presentes ao evento. Além da programação tradicional, a edição deste ano do Salão apresenta o Espaço FNLIJ de Leitura — destinado ao encontro do público com escritores e artistas, aos 120 lançamentos e às 12 performances programadas — e a Biblioteca FNLIJ-Petrobras — onde cerca de 2 mil títulos estarão disponíveis para leitura.

Paralelamente ao Salão, está programado o 10º Seminário da FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil, que, nos dias 26, 27 e 28, das 9h às 18h, vai abordar temas como “Machado de Assis e o Ensino Médio”, Monteiro Lobato, sempre” e “Razões para conhecer os povos indígenas”.

Itália

Como parte das comemorações do 10º aniversário, será realizada uma homenagem à arte e à literatura italianas, com exposição de ilustrações e livros do país e palestras dos ilustradores Francesco Tullio Altan e Roberto Inocenti — vencedor do Prêmio Hans Christian Andersen de Ilustração. Os artistas vão falar sobre a importância da ilustração na literatura infanto-juvenil e participarão de uma performance em conjunto com os ilustradores brasileiros André Neves, Roger Mello, Rui de Oliveira e Eva Furnari.
— A Itália está sendo homenageada porque a FNLIJ é, desde 1974, a representante do Brasil na Feira do Livro de Bolonha, um dos maiores eventos internacionais do mundo editorial, vitrine para o talento de nossos escritores. A FNLIJ é responsável pela seleção dos autores que participam da mostra — explica Elizabeth Serra.

Prêmios

A programação do salão também inclui uma cerimônia de entrega de prêmios no dia 28, às 18h, na Cinemateca do MAM. A solenidade começa com o Prêmio FNLIJ 2008, dedicado a escritores, ilustradores, editores e tradutores de livros infantis e juvenis, que concorreram em 18 categorias. Em seguida, serão premiados os vencedores do 12º Concurso FNLIJ — Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil”, do 7º Concurso FNLIJ Leia Comigo!, do 5º Concurso FNLIJ Curumim — Leitura de Obras de Escritores Indígenas e do 5º Concurso FNLIJ Tamoios de Textos de Escritores Indígenas.

Leitura de qualidade

Criada em maio de 1968, a FNLIJ é uma fundação privada, sem fins lucrativos, dedicada à promoção e divulgação de livros de qualidade para crianças e jovens. Seus 28 membros votantes a cada ano recebem em casa, diretamente das editoras, ao longo de oito meses, cerca de 900 publicações brasileiras e/ou traduzidas, para serem avaliados para o prêmio FNLIJ. Mais de cem livros recebem a chancela de “altamente recomendáveis”, por meio de um diploma e um selo da FNLIJ enviado à editora, ao autor e ao ilustrador.

O evento deste ano vai funcionar de segunda a sexta, das 8h30 às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h. O MAM fica na Avenida Infante Dom Henrique, 85 — Parque do Flamengo. A entrada custa R$ 3 e é gratuita para maiores de 65 anos, portadores de deficiência e professores da rede municipal de ensino. Mais informações no site www.fnlij.org.br.