Prorrogação Prêmio Paraense de Jornalismo Científico


19/03/2013


Foram prorrogadas, até o dia 20 de maio, as inscrições para jornalistas interessados em concorrer ao I Prêmio Paraense de Jornalismo Científico, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. O objetivo é valorizar os profissionais da imprensa que atuam no jornalismo sobre ciência, incentivando o aumento do interesse e do conhecimento popular científico-tecnológico no Estado. Serão concedidos prêmios no valor de R$ 5 mil aos primeiros colocados, divididos de acordo com as seguintes categorias: “Impresso”, “Rádio” e “Televisão”, totalizando R$ 15 mil.
Além da data-limite para as inscrições, foi estendido o período de divulgação das matérias. A partir desta retificação, poderão ser inscritas matérias jornalísticas que foram publicadas ou veiculadas entre janeiro de 2011 e 30 de dezembro de 2012, em veículos de comunicação de massa sediados no Estado. Outra grande alteração no edital, publicada nesta segunda-feira, 18 de março, foi a retificação quanto aos requisitos dos jornalistas que podem se inscrever. A partir de agora, o concurso está aberto a todos os profissionais com diploma do curso de Bacharel em Jornalismo ou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, ou jornalistas com registro profissional que não sejam vinculados a Secti e Fapespa.
As matérias inscritas devem abordar temáticas referentes à ciência, à tecnologia e à inovação, sendo valorizadas aquelas que contribuam para a qualidade do jornalismo regional e para a popularização destes assuntos entre a sociedade paraense. Vale ressaltar que o conceito de jornalismo científico abrange não apenas as chamadas ciências tradicionais, como a Física e a Química, mas inclui diversas ciências, como as Ciências Humanas, a exemplo da Educação, Sociologia, Comunicação, Computação e outras. Portanto, as matérias podem fazer diferentes abordagens relacionadas também ao meio ambiente, saúde, economia, informática, entre outros.
Confira nos links a seguir o novo cronograma e o edital na íntegra.
*Com informações da Agência Pará de Notícias.