Rebeldes líbiosinvadem TV estatal


22/08/2011


A TV estatal Jamahiriyah, da Líbia, saiu do ar na manhã desta segunda-feira, 22, quando teria sido tomada por rebeldes que lutam contra o ditador Muamar Kadafi. Segundo o portal TVI 24, os rebeldes teriam prendido a apresentadora Hala Misrati, que no último domingo, 21, entrou no ar empunhando uma arma afirmado “estar pronta para matar ou morrer” em defesa do Governo líbio: “Vocês não vão tomar de assalto este canal nem os outros canais, nem sequer Trípoli e o resto da Líbia”, assegurando que todos os funcionários da TV estavam armados.
 
Desde a tomada de grande parte de Trípoli por rebeldes, no último domingo, 21, o Hotel Rixos, onde os jornalistas estrangeiros que fazem a cobertura da situação estão hospedados, tem sido constante alvo de ataques e tiros por partidários de Kadafi.
 
Os profissionais da mídia improvisam avisos com a palavra “imprensa” em lençóis brancos para sinalizar que estão no local, tentando evitar os ataques. Eles receberam passes da Organização Internacional para as Migrações, caso seja necessário realizar uma fuga pelo mar.
 
*Com France Presse, Reuters.