CNPq celebraConrado Wessel


26/04/2011


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq) comemora seis décadas de fundação nesta quinta-feira, dia 27, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. Na cerimônia, a Fundação Conrado Wessel será homenageada com o título de Menção Honrosa de Agradecimento aos serviços prestados no reconhecimento do valor científico no Brasil.
 
A Fundação Conrado Wessel foi constituída em 1994, em testamento, pelo fotógrafo, cientista e empresário Ubaldo Conrado Augusto Wessel, com o objetivo de incentivar as artes, a ciência, a medicina e a cultura através do Prêmio FCW, considerado no meio acadêmico como o “Nobel Brasileiro”.
 
—É com grande orgulho que a Fundação é reconhecida como uma das instituições que mais incentivaram o crescimento, desenvolvimento, aprimoramento e divulgação do CNPq”, afirma Américo Fialdini Junior, Diretor-Presidente da FCW.
 
A Fundação Conrado Wessel concede, anualmente, cerca de R$ 2 milhões em premiações, entre as quais o Prêmio FCW para personalidades nas áreas da Ciência, Cultura, Medicina e Artes (Fotografia), e o Prêmio Almirante Álvaro Alberto.
 
A Fundação liberou recursos para 12 bolsas complementares de Pós-Doutorado no Exterior aos vencedores do Concurso grandes Teses da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior). Além disso, patrocinou sete edições da Revista “Pesquisa” da FAPESP e 12 edições da Revista “Anais da Academia Brasileira de Ciências”.