Experimentação em Mídia Sonora é a nova parceria entre a ABI e a PUC RJ


05/06/2023


Com a palestra do músico Marcelo Moraes Teles – membro da Diretoria de Igualdade Étnico-Racial da ABI – sobre o conceito de tecnologia e seus desdobramentos nas diversas mídias sociais e contemporâneas, teve início nesta segunda-feira (5) a nova parceria entre a ABI e a PUC RJ, com foco na produção musical e fonográfica, em torno da disciplina Experimentação em Mídias Sonoras.

A iniciativa buscou orientar os alunos sobre a importância da música na produção de áudio documentários, podcast ou demais conteúdos desse segmento. Um

Os alunos da disciplina Experimentação em Mídias Sonoras preparam um áudio documentário sobre a Cruzada São Sebastião, conjunto habitacional construído na década de 1950 para abrigar moradores da favela da Praia do Pinto, comunidade já desaparecida do Rio e que ficava às margens da lagoa Rodrigo de Freitas.

O conjunto habitacional foi construído depois de uma luta de Dom Hélder Câmara, na época Bispo-Auxiliar da Arquidiocese do Rio. O guia pelos prédios da Cruzada será Paulo César Brito, funcionário da PUC desde 1973. PC conta que é dos primeiros moradores do Conjunto. Paulo César lembra dos amigos que fez como os craques Adilio e Julio César que brilharam no Flamengo. Além disso, PC tinha craques em casa, ele é irmão do jogador Ernane que defendeu o Vasco e o Cruzeiro e, pai do goleiro Mão, multicampeão de beach soccer com a seleção brasileira.

Paulo lembra que a PUC e a Cruzada têm muitas coisas que as ligam, dentre essas, os característicos pilotis, com pilares redondos. O anfitrião da Cruzada afirma que apesar de ter melhorado ao longo do tempo, os moradores do Leblon olham com certo preconceito com os vizinhos, mas PC lembra que o bairro foi crescendo no entorno da Cruzada. O áudio documentário sobre a Cruzada São Sebastião é um projeto de Extensão da parceria da PUC com a Diretoria de Igualdade Étnico-Racial da ABI.

Luiz Paulo Lima, Diretor da Comissão de Igualdade Étnico-Racial da ABI comentou o seguinte a respeito dessa iniciativa:

– Estamos marcando um novo momento da história da ABI, nas suas relações com os associados e, como também, com a sociedade civil organizada. A ABI, é uma instituição viva, portanto, necessita para a sua qualificação e o fortalecimento do ecossistema proposto, convidar a todos os participes a pensar o país queremos para os próximos anos. Portanto, esse encontro proativo da ABI, através da Diretoria Étnico- Racial, com a PUC RJ, na disciplina Experimentação em Mídias Sonoras, contribui e inaugura o propósito dessa iniciativa, qual seja, ligar história e memoria, com as novas ferramentas de comunicação audiovisual, experiências humanas e inovação.