7 de julho de 2022

Dia do Cinema Nacional


Hoje, 19 de junho, é Dia do Cinema Nacional.

Sugestão para comemorar a data é assistir Eles não usam black-tie, disponível no Youtube.

O filme conta a história de Otávio, militante sindical que organiza um movimento grevista para resistir às práticas exploradoras da metalúrgica em que ele e o filho, Tião, trabalham. Eles não usam black-tie, de 1981, tem direção de Leon Hirszman que assina o roteiro junto com o autor Gianfrancesco Guarnieri, ambos já falecidos. No elenco, Fernanda Montenegro, Carlos Alberto Riccelli, e o próprio Guarnieri no papel de Otávio.

Assista aqui

A Ditadura na tela

O diretor de Jornalismo da ABI, Moacyr Oliveira Filho, faz uma pesquisa sobre filmes e programas de TV que abordam a ditadura militar. A pesquisa já listou 541  filmes e programas de TV que retratam episódios, personagens, líderes, heróis, vítimas da ditadura e da resistência democrática no Brasil. Dos antecedentes históricos do golpe – Getúlio, JK, Jânio, Jango e Tancredo. Do Comício da Central às Diretas Já. Do golpe de 64 ao Colégio Eleitoral e a eleição de Tancredo Neves, sua morte e o governo Sarney. A anistia, a Constituinte, a bomba do Rio Centro, a eleição de Lula e Dilma e a Comissão Nacional da Verdade. As jornadas de junho de 2013, a Operação Lava-Jato e o golpe jurídico-parlamentar-midiático do impeachment de Dilma. As mobilizações de estudantes, trabalhadores, sem teto, sem terra, mulheres, negros, LGBTs, povos indígenas. A eleição de Jair Bolsonaro e a nova ameaça à democracia.

Veja a íntegra da pesquisa aqui

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012