Feliz Natal e um Feliz Ano Novo Democrático


23/12/2022


Eleita no dia 29 de abril de 2022, com 361 votos contra 264 da chapa adversária, e empossada no dia 13 de maio de 2022, a nova Diretoria da ABI, chega ao fim deste ano, completando 7 meses de mandato.

Nesse período trabalhamos intensamente para ampliar ainda mais, com ações concretas, o protagonismo político da nossa entidade na defesa da democracia, da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. E também nos empenhamos na tarefa e no desafio de superar a grave situação administrativa e financeira que encontramos ao assumir a gestão da entidade.

Desde os primeiros dias de nosso mandato, intensificamos nossa relação com a FENAJ, a OAB, a CNBB, o IAB, entre outras entidades, participando ativamente das reuniões e das iniciativas em defesa do Estado Democrático de Direito, da liberdade de imprensa e das garantias individuais previstas na Constituição Federal.

Dias depois da posse, participamos de uma reunião virtual com o relator das Nações Unidas sobre Independência de Juízes e Advogados, Diego Garcia-Sayán, para debater as ameaças golpistas de Jair Bolsonaro e seus repetidos ataques ao processo eleitoral, ao Poder Judiciário e à legalidade.

Tivemos papel destacado na articulação das mobilizações em protesto contra o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Don Phillips e também pela  extinção do processo e imediata libertação do jornalista Julian Assange.

Em agosto, nos reunimos com o Relator Especial sobre Liberdade de Expressão da OEA, Pedro Vaca, quando apresentamos um informe sobre a situação de violência contra jornalistas no Brasil e manifestamos a preocupação com o agravamento desse quadro no período eleitoral e as tentativas de intimidar e impedir o livre exercício de nossa profissão

Apresentamos, também, o Projeto de Proteção e Garantia dos Jornalistas no Direito à Liberdade de Expressão e Exercício do Jornalismo nas Eleições 2022, especialmente diante de situações de violação das prerrogativas da profissão. Criamos, no âmbito da ABI, o Observatório Liberdade de Imprensa e Democracia (LID) para receber denúncias de cerceamento de atuação profissional de jornalistas, além da mobilização em redes nos sistemas nacionais e internacionais de proteção dos direitos humanos.

Denunciamos todos os episódios de violência contra jornalistas e todas as tentativas de cerceamento do exercício da profissão e de censura aos veículos de comunicação.

Participamos das articulações para a divulgação da Carta aos Brasileiros e às Brasileiras em Defesa da Democracia e da criação da Coalização Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia. E de duas audiências públicas na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal sobre liberdade de imprensa.

Colaboramos com o TSE e o STF na busca de medidas de combate à disseminação de fakes news durante a campanha eleitoral e também do necessário enquadramento das grandes plataformas digitais. Nosso companheiro Arnaldo Cesar Ricci Jacob, diretor de tecnologia e inovação, participou ativamente desse processo, mas nos deixou no dia 15 de julho, aos 71 anos. Arnaldo, sempre presente!

Desde a nossa posse defendemos a unidade de todos os setores progressistas em torno da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, como única alternativa para derrotar o projeto autoritário e fascista de Jair Bolsonaro. Depois da vitória, participamos do Grupo de Trabalho sobre Comunicação Social da equipe de transição de governo.

E no dia 1º de janeiro estaremos presentes, representando a ABI, como convidados do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, na solenidade de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

No plano interno e administrativo, fizemos todo esforço para equilibrar as combalidas finanças da entidade, com campanhas de anistia dos débitos dos associados, de novas filiações e de antecipação, com desconto, do pagamento da anuidade de 2023, reduzimos custos, renegociamos dívidas e contratos. Graças a uma medida cautelar, que serviu na prática como nada consta fiscal, conseguimos acesso ao recursos de duas emendas parlamentares em poder do IPHAN, que serão liberados à medida que os projetos de melhoria no prédio de nossa sede sejam executados.

Ampliamos os convênios para os associados, mantivemos em atividade o CineClube Macunaíma, o ABI Teatro, os Seminários Bastos Tigre. Instalamos a Comissão da Mulher e LGBTQIAPN+. Realizamos uma intensa e expressiva comemoração do mês da Consciência Negra, em novembro, e dinamizamos o nosso site oficial e nossas redes sociais.

Chegamos ao fim de 2022 com a certeza de que cumprimos com as nossas tarefas. Temos, ainda, um longo caminho pela frente, e reafirmamos nosso compromisso de continuar lutando por uma ABI cada vez mais forte e representativa dos jornalistas brasileiros, sempre em defesa da democracia, da liberdade de expressão e dos direitos humanos.

Na próxima semana, enviaremos, por email, uma newsletter especial com uma retrospectiva de nossa atuação em 2022, e, a partir de hoje, entramos numa breve semana de recesso.

Voltaremos no dia 1º de janeiro de 2023 com a posse histórica do presidente Lula e do vice Geraldo Alckmin.

No ano em que a ABI vai comemorar os 115 anos de sua fundação, o Brasil deixa para trás dias sombrios e amargos e ingressa em novos tempos de otimismo e esperança. Tempos de liberdade e justiça social.

Em nome da Diretoria da ABI, agradeço o apoio e a confiança.

Desejo um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo Democrático!

Rio de Janeiro, 23 de dezembro de 2022

Octávio Costa

Presidente da ABI