02/09/2022


A ABI está lançando o Observatório Liberdade de Imprensa e Democracia – LID, uma central de referência para recebimento de denúncias de cerceamento de atuação profissional de jornalistas.

A ABI disponibilizará em seu site uma plataforma para recebimento de denúncias no Observatório Liberdade de Imprensa Democracia-LID que poderão ser enviadas pelo e-mail abi.observatorio@gmail.com ou pelo formulário eletrônico.

Neste formulário constará a opção para que o denunciante sinalize se pretende ter atendimento ou assessoramento jurídico em seu caso fornecido pela ABI ou por seus parceiros.

Em caso afirmativo, a ABI realizará uma triagem observando os critérios de elegibilidade para avaliar a capacidade de prestar o assessoramento jurídico no caso.

A ABI realizará anualmente um Relatório do Observatório LID constando o levantamento das denúncias recebidas para a concretização de dados de violência contra jornalistas no Brasil que será disponibilizado no site da ABI e em suas mídias sociais.

O Observatório LID promove a proteção e garantia dos direitos de jornalistas em situações de violação das prerrogativas no exercício da profissão, afirmando o direito à liberdade de expressão e imprensa no contexto do Estado Democrático de Direito no Brasil.

Para encaminhar uma denúncia basta preencher o formulário eletrônico clicando no link ou no banner que está no site.