Conselho Fiscal da ABI elege Belluzzo presidente e José Mello secretário


20/07/2022


Luiz Gonzaga Belluzzo

O economista e professor Luiz Gonzaga Belluzzo foi eleito presidente do Conselho Fiscal da ABI para o período 2022-2025. Para secretário do Conselho Fiscal foi eleito o jornalista José Mello. A eleição, por aclamação, ocorreu na primeira reunião do Conselho Fiscal depois das eleições de 29 de abril, conforme determinam os estatutos da entidade, em 6 de julho.

Sócio e conselheiro da revista Carta Capital, Belluzzo, 79 anos, é paulista e filiado da ABI na categoria Colaborador. Professor titular do Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, entre 1985 e 1987, no governo de José Sarney.

Autor de vários livros de economia e política, o novo presidente do Conselho Fiscal da ABI integra a lista dos cem maiores economistas heterodoxos do século 20, segundo o Biographical Dictionary of Dissenting Economists. Em 2005, foi eleito Intelectual do Ano, tendo recebido o Troféu Juca Pato, concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE). Belluzzo mantém colunas sobre temas de economia e política no jornal Valor e na revista Carta Capital.

José Mello

O secretário eleito do Conselho Fiscal, jornalista José Mello, 64 anos, é paulista e exerce a profissão desde inícios dos anos 80. Trabalhou em jornais da capital e Grande São Paulo, tendo também se destacado como assessor da imprensa sindical, política e empresarial. Trabalhou no governos Lula e Dilma Rousseff, bem como nas gestões de Marta Suplicy e Fernando Haddad na Prefeitura de São Paulo.