Encontro debate desafios dos profissionais da imagem


04/10/2017


Elson Faxina, Alcyr Cavalcanti e Isabelle Vicentini 

O XIV Congresso Nacional dos Jornalistas de Imagem foi realizado no Palácio dos Estudantes em Curitiba, no Paraná, entre os dias 29 e 1º de outubro. A solenidade de abertura foi uma saudação aos presentes do presidente da ARFOC-Brasil Luiz Hermano Abbehusen, que destacou o esforço para a realização do Congresso, principalmente pelo trabalho impecável do ex-presidente da ARFOC-Brasil e da ARFOC-Paraná Irany Carlos Magno que viabilizou nosso encontro.

Após a cerimônia de abertura, os trabalhos  prosseguiram no com mesas temáticas. A primeira mesa teve como tema “Novos Caminhos” com palestras da professora Isabelle Vicentini, da Universidade Positivo, do eminente professor e pesquisador Elson Faxina doutor em Comunicação pela Unisinos, Anabel de Sales especialista em marketing esportivo com a mediação do fotojornalista  e antropólogo  Alcyr Cavalcanti secretário-geral  da ARFOC-Brasil. A segunda mesa contou com a presença do experiente repórter cinematográfico Jorge Lorenzini coordenador da TV GLOBO-SP.

O segundo dia do congresso foi dedicado  à Assembleia Geral da ARFOC-Brasil para discutir e apontar soluções para e estruturação das ARFOCS Regionais, da relação com a Confederação Brasileira de Futebol-CBF em função do credenciamento para profissionais em exercício de suas funções  e da elaboração da Carta aos Jornalistas de Imagem. A Carta elaborada na Assembleia pretende dar uma orientação para procura de novos caminhos,  a tentativa de superação da enorme crise que afeta a todos que trabalham com imagem, onde a união para o enfrentamento do inimigo comum é fator essencial, visto que o divisionismo traz a discórdia e o enfraquecimento da categoria.