Hoje, 15/12, às 17hs: Mídia independente recupera seu espaço


15/12/2021


Hoje, 15/12, às 17hs, no canal da ABI (YouTube: bit.ly/3uZn84f)

Nesta quarta-feira, dia 15, as 17hs., a mídia independente brasileira é o tema de SOS Repórter. Camilla Shaw e Xico Teixeira recebem Florestan Fernandes Jr e Luiz Augusto Erthal para conversar sobre este espaço conquistado pelo jornalismo nas duas últimas décadas. Canal ABI-Youtube.

Um importante trincheira na defesa da democracia durante os anos de chumbo, a mídia independente, com seus tabloides e revistas, foi abafada no final do século passado pelos grandes grupos que dominam a comunicação no Brasil. No início do século XXI, através da internet, vozes independentes voltaram a ocupar um espaço importante, abrindo uma janela aos que eram ignorados nos grandes jornais, emissoras de televisão e rádio, quebrando a hegemonia da grande mídia comercial.
A criação de “mais uma arma em defesa do Estado Democrático de Direito”, assim Florestan Fernandes Jr define a fundação da recém-criada Associação Brasileira de Mídia Digital (ABMD), que preside, reunindo 12 veículos da mídia independente. Formado em jornalismo em 1977, como repórter e comentarista político atuou na Folha de São Paulo, Jornal da Tarde, Rede Globo, TV Cultura, TV Manchete, TVE Brasil, Rede TV.
“Os veículos de comunicação que nós representamos fazem jornalismo independente e moderno” explica Florestan. “O ambiente digital é o ecossistema que habitamos. Nele, explicamos a conjuntura e levamos aos nossos leitores, telespectadores, ouvintes, assinantes, associados e parceiros, notícias reais e apuração honesta de fatos. Temos compromisso com a verdade. Ninguém, pode vir a esse ambiente de mídias digitais para confundir, mentir e dividir valores democráticos, como ele define. ainda mais a sociedade. Agir rapidamente contra as fakes news, será didático para todos – sobretudo para o Brasil e para os brasileiros. E isso é urgente”.

Luiz Augusto Erthal é editor do tabloide e edições digitais de Toda Palavra, com circulação dirigida na cidade de Niterói, uma publicação preocupada com os valores democráticos, uma postura que têm gerado ataques sistemáticos ao jornal, com a divulgação de fake news e ofensas disparadas contra o veículo de imprensa e seu editor.
Este ano, quando a mídia independente foi duramente afetada pela pandemia, o jornal foi selecionado pelo Google, entre 12 mil veículos de mais de 100 países, como uma das publicações escolhidas para receber apoio na internet através do programa “Journalism Emergency Relief Fund”.
Atuando no jornalismo há mais de 40 anos, Erthal passou pela Luta Democrática, Sport Press, Rádio Nacional, Jornal dos Sports, Tribuna da Imprensa, revista Manchete, Última Hora, Assessoria de Imprensa do Palácio Guanabara no governo de Leonel Brizola e redator da Imprensa Oficial do Estado, participando da equipe responsável pela criação da seção noticiosa da publicação.