Governo de São Paulo responde ABI sobre agressão a jornalistas


20/10/2021


A Associação Brasileira de Imprensa recebeu informações que o coordenador Jerry de Oliveira e a diretora Cristiane Costa, da Rádio Noroeste FM – uma emissora pública comunitária, que atua na Vila Boa Vista, em Campinas, nesse Estado -, têm recebido várias ameaças, em decorrência das suas atuações em defesa da melhoria das condições de vida da comunidade em que atuam e dos direitos humanos.

Em email ao Governador de São Paulo, Joao Doria, a ABI solicitou ao Governador de São Paulo, João Doria, “adoção das medidas junto aos órgãos de segurança pública para que investiguem com urgência tais ameaças e garantam a integridade física e a vida de Jerry de Oliveira e da diretora Cristiane Costa”.

Hoje, 20 de outubro, o presidente da ABI, Paulo Jeronimo, recebeu resposta do Governo de Sao Paulo. O email enviado pela Secretaria Especial de Comunicação assegura que o Governador João Doria determinou “rigor e agilidade na investigação dos ataques contra os comunicadores da rádio Noroeste FM, de Campinas”, e afirma que o Governo de São Paulo “é solidário ao coordenador Jerry de Oliveira e à diretora Cristiane Costa e não medirá esforços para que os autores das ameaças respondam à Justiça pelos atos de intimidação”.

Veja abaixo a ;integra da mensagem:

“O Governo de São Paulo vê com extrema preocupação os sucessivos episódios de agressão a jornalistas em todo o país. Infelizmente, uma minoria raivosa e fanática se sente encorajada a praticar crimes devido aos sistemáticos ataques à imprensa livre encabeçados pelo Presidente da República. Defensor intransigente do livre exercício do jornalismo profissional e da liberdade de expressão como pilar da democracia, o Governador João Doria determinou rigor e agilidade na investigação dos ataques contra os comunicadores da rádio Noroeste FM, de Campinas. O Governo de São Paulo é solidário ao coordenador Jerry de Oliveira e à diretora Cristiane Costa e não medirá esforços para que os autores das ameaças respondam à Justiça pelos atos de intimidação.

Secretaria Especial de Comunicação
Governo do Estado de SP”