Jornalismo e covid, os desafios, medos e obstáculos


14/07/2021


As dificuldades para a prática do jornalismo na pandemia. Chico Regueira, TV Globo, e Marcela Leiros, Revista Cenarium, conversam com Cristina Serra e Xico Teixeira sobre os obstáculos que repórteres enfrentam para informar, combater a desinformação e superar os desafios à liberdade de imprensa.

A pandemia criou preocupações extras para os repórteres. Mesmo com os muitos recursos de home-office, ainda é preciso sair às ruas para apurar informações. Além das pressões diárias da profissão, num cenário de muitas incertezas, os medos provocados pela pandemia exercem uma forte influência sobre a saúde física e mental dos profissionais.

Segundo um estudo realizado no final do ano passado pela Universidade de Columbia em Nova York e o Centro Internacional para Jornalistas “Este será o período profissional mais difícil e duradouro que muitos vivenciarão durante suas carreiras”.

Jornalismo e Pandemia é o tema do SOS Repórter, produzido pela Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos. A partir de julho, o programa será apresentado todas as segundas e quartas quartas-feiras do mês, às 17 hs, no canal da ABI no YouTube.