Teresa Cristina em filme no ABI Claquete Musical


09/06/2021


Filmes sobre compositores continuam no Claquete

O programa Claquete Musical continua hoje com a série Puxando Conversa de quatro documentários exibidos, semanalmente, às quartas-feiras, sobre sambistas, Já foram exibidos sobre os sambistas Romildo, Catoni, Wilson Moreira e, hoje, Gerações do Samba mostra a obra e vida de Argemiro do Patrocínio e Teresa Cristina. A partir das 15 horas, o filme estará à disposição do público.

A série é um projeto de memória da cultura popular que, em 1990 e no período de 1998 a 2004, promoveu o registro e a divulgação das histórias do samba e do cotidiano popular, contadas por seus cronistas oficiais: os compositores. A iniciativa envolveu a produção de 27 documentários, sobre as histórias de vida de 49 músicos. Para assistir clique no canal da Associação Brasileira de Imprensa do YouTube.


Homenageados

Aos 53 anos, Teresa Cristina já gravou 12 álbuns entre 2002 e 2018 e entre os homenageados estão Cartola, Noel Rosa, Roberto Carlos e Paulinho da Viola, além de participar de outros sete discos entre 2003 e 2018. Fez ainda vários shows. Em 2020, foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte como a artista do ano pelas lives que realizou durante a pandemia com transmissões ao vivo on line no Instagram, homenageando comopositores e cantores como Zeca PagodinhoZé KetiArlindo CruzGeraldo Pereira, a dupla João Bosco-Aldyr Blanc e Chico Buarque. Teresa também trouxe, num clima intimista, discussões sobre política – Lula e Fernando Haddad estiveram em sua live – família e relacionamentos.

Seu contato com o samba começou aos 7 anos ao ouvir o trabalho de Candeia, através do pai. Ela se tornou conhecida com suas apresentações no Bar Semente,  apresentando-se também nos bares Carioca da Gema e Centro Cultural Carioca. Em seguida, fez carreira solo.

Argemiro do Patrocínio, mais conhecido como Argemiro da Portela (Rio de Janeiro1923 – Rio de Janeiro, 23 de maio de 2003), foi um cantorcompositor e panderista brasileiro que fez parte da ala de compositores da escola de samba Portela. Marisa Monte gravou um álbum com suas composições. Uma de suas músicas mais conhecidas é A chuva cai lá fora.


Projeto

No programas do Claquete Musical foram exibidos no canal da ABI do Youtube, os documentários no seguinte período: de 26/5 a 02/06 sobre Catoni – Um Preto Velho chamado Catoni; de 02/6 a 09/06 – Wilson Moreira Coisa da Antiga; e, a partir de hoje até o dia 16, será o Gerações do Samba sobre  Argemiro do Patrocínio e Teresa Cristina.