Prêmio de Jornalismo Sul-Americano sobre Imigração


08/06/2021


Estão abertas até 18 de junho as inscrições para a segunda edição do Prêmio de Jornalismo Sul-Americano sobre Imigração, organizado pelo Escritório Regional da Organização Internacional para as Migrações (OIM) na América do Sul. O prêmio vai reconhecer dez trabalhos jornalísticos que mostrem como a imigração contribui para o desenvolvimento sustentável.

Podem inscrever-se tanto profissionais de imprensa sul-americanos que trabalham em veículos da região quanto jornalistas de outras partes do mundo que cobrem a América do Sul, com matérias em português, espanhol ou inglês.

Os trabalhos devem ter sido publicados entre 1º de janeiro de 2020 e 30 de abril de 2021, nos formatos de imprensa escrita, rádio, televisão e meios digitais. Os vencedores serão anunciados em julho de 2021. Eles receberão US$ 800 e mentoria da Fundação Gabo para realizar outra matéria ou aprofundar o tema do trabalho já realizado.

 

Critérios de avaliação 

Os trabalhos devem ser focados nas migrações internacionais que ocorrem em território sul-americano (entre países da região ou de fora da região para países da América do Sul), ou da diáspora e da comunidades migrantes sul-americanas em outras partes do mundo. Também serão consideradas matérias sobre migração interna em países da América do Sul.

Entre os critérios a serem considerados pelo júri estão a qualidade da pesquisa, o uso de dados que ajudem a entender o contexto, a criatividade na abordagem do tema, o uso e equilíbrio de fontes, o uso de dados sobre migração, a inclusão de depoimentos de migrantes e uso adequado da linguagem referente à migração.

Inscrições 

Para realizar a inscrição no prêmio de jornalismo da OIM é preciso preencher o formulário (https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=LSaIFfsjtEO9brzknI5hhkaHglu0QZROiVBqo3HxNdZUNjVaREEwME9DUUpFVlBYTzNINTZEUlhPNC4u). Apenas uma proposta de matéria será aceita para cada candidato. No caso de candidatura em equipe, um dos integrantes deve ser indicado como responsável.