Incêndio que matou atletas do Flamengo faz 2 anos


08/02/2021


Incêndio que matou atletas do Flamengo completa 2 anos

 Dois anos depois do incêndio que matou 10 atletas que dormiam no alojamento da base do Flamengo, no Centro de Treinamento George Helal, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio, o programa ABI Esporte conversa hoje, dia 8 de fevereiro, com os representantes de órgãos que apuram as causas e as consequências do incêndio.

Participam do programa a Procuradora Danielle Cramer, do Ministério Público do Trabalho; o Promotor de Justiça Pedro Rubim Borges Forte; o Conselheiro da ABI Siro Darlan; e os jornalistas Aydano André Motta e Antero Luiz. O ABI Esporte vai ao ar às 19h30 pelo canal da Associação Brasileira de Imprensa no Youtube, com apresentação do jornalista Marcos Gomes.

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e o vice-presidente geral e jurídico, Rodrigo Dunshee de Abranches, também foram convidados. Landim não respondeu ao pedido de entrevista e o vice-presidente justificou o não comparecimento  em razão das “ações que acontecerão no dia junto às famílias das vítimas do incêndio”.

Morreram no incêndio os atletasArthur Vinicius, Athila Paixão, Bernardo Pisetta, Christian Esmério, Gedson Santos, Jorge Eduardo, Pablo Henrique, Rykelmo de Souza Viana, Samuel Thomas Rosa e Vitor Isaías. Ficaram feridos

Cauan Emanuel Gomes Nunes, Francisco Dyogo Bento Alves e Jonatha Cruz Ventura.

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou à Justiça 11 pessoas pelo crime de incêndio culposo qualificado com mortes e lesões graves. Entre eles estão o ex-presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Melo, o ex-diretor-financeiro Antônio Márcio Garoto e o diretor de Transição Carlos Noval.

Entre as irregularidades apuradas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro estão a contratação e instalação de contêiner servindo de acampamento, em discordância com regras técnicas de engenharia e arquitetura; a manutenção inadequada da rede elétrica que fornecia energia ao contêiner e a inexistência de plano de socorro e evacuação em caso de incêndio.