Na ABI, esporte também é cultura, em livro e filme


27/01/2021


 

Muhammad Ali

A literatura e o cinema,  através da biografia do boxeador Muhammad Ali, do livro Crônicas Corais e do Festival de Cinema do Futebol  são os destaques do  programa ABI Esporte, nesta segunda-feira, dia 1, às 19h30, com transmissão pelo canal do Youtube da Associação Brasileira de Imprensa. O jornalista Marcos Gomes apresenta o programa, que tem como convidada a jornalista Sandra Chaves, recém empossada  no Conselho Deliberativo da ABI.

Rafael Sento Sé,  Gerente de Imprensa do Grupo Editorial Record revela, entre outras curiosidades, que o  jornalista Jonathan Eig, autor da biografia Muhammad Al: uma vida, recorreu aos relatórios do FBI que citam o ativismo político do ídolo. Antônio Leal, diretor do CINEfoot, fala de sua experiência de 11 anos à frente do festival que atravessa fronteiras e alcança o público argentino. O pesquisador Evandro Gomes contará    momentos marcantes da história do Ferroviário Esporte Clube, do Ceará, através do livro Crônicas Corais.

Esporte também é cultura é a série que o programa ABI Esporte apresenta, mensalmente, traçando um paralelo entre o esporte e as produções culturais para o teatro, cinema, literatura, música, artes plásticas, entre outras manifestações.

Cassius Clay

Sobre a biografia do boxeador batizado Cassius Marcellus Clay, Rafael Sento Sé traz outros detalhes:

– A biografia Muhammad Ali: Uma vida é a mais completa obra sobre a trajetória de um dos maiores esportistas de todos os tempos. Da infância num bairro segregado, em Louisville, à luta contra o Parkinson nos últimos anos, Jonathan Eig reconstrói minuciosamente momentos cruciais da vida de Cassius Clay, como as conquistas do ouro olímpico em Roma e do título mundial dos pesos pesado, aos 22 anos, e sua conversão ao islamismo por influência do amigo ativista Malcom X.

Jonathan Eig também teve acesso a milhares de relatórios reservados do FBI que citam o ativismo político do ídolo. Ele desafiou as convenções do esporte e da sociedade, num período de grande agitação política e cultural. Lançado pela Editora Record, “Muhammad Ali: Uma vida” traz um encarte de fotos com imagens raras e icônicas deste grande ídolo.

O jornalista Rafael Sento Sé atuou na cobertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, pelo Jornal do Brasil e, entre 2013 e 2016 comandou a assessoria de imprensa do Comitê Rio450, da Secretaria Municipal de Cultura e foi assessor especial do Ministério da Cultura nas gestões de Marcelo Calero. Foi titular da coluna Histórias Cariocas e crítico de bares, da Veja Rio.

CINEfoot

Quando criou o CINEfoot há 11 anos, o diretor Antônio Leal já havia ultrapassado duas décadas de atuação  no setor cultural, assessorando, coordenando, dirigindo, produzindo e prestando consultoria a inúmeros festivais e mostras de cinema.

– O CINEfoot contribui para a difusão da cinematografia e da reflexão, em torno do futebol, além das quatro linhas. Único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, já tendo realizado 11 edições consecutivas, o CINEFoot já exibiu mais de 400 títulos sobre o futebol nos mais variados aspectos: esportivo, social e cultural e, além disso, integra o circuito mundial de festivais de cinema de futebol composto por 15 eventos de várias nações.

Crônicas Corais

Evandro Gomes é professor universitário, especialista em marketing esportivo e apresenta o programa Futebolistas, na rádio Assunção, em Fortaleza. É torcedor e pesquisador da história do Ferroviário Atlético Clube.

O livro Crônicas Corais lançado em dezembro, pela editora Primeiro Lugar, reúne 20 textos contendo fatos e feitos históricos sobre o Ferroviário, recordando e exaltando seus títulos, ídolos e passagens importantes em quase 90 anos de trajetória da tradicional equipe do futebol cearense. Evandro Gomes também é autor do Almanaque do Ferrão, lançado em 2013.