ABI estreia programa de esporte no Youtube


30/11/2020


A jogadora de vôlei de praia, Carol Solberg é a convidada do programa ABI Esporte, que estreia nesta segunda-feira, 30, às 19h30, no canal da Associação Brasileira de Imprensa do Youtube. Para falar sobre a  Liberdade de Expressão no Esporte, a atleta conversará com os jornalistas Cid Benjamin, Juca Kfouri, Sylvia Moretzsohn e  Marcos Gomes.

Denunciada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do vôlei, por gritar “Fora Bolsonaro!”, após a conquista da medalha de bronze, na etapa de Saquarema do circuito brasileiro, Carol Solberg viveu a apreensão de ter que pagar multa de R$ 100 mil e ficar fora da competição por seis temporadas.

O pedido de punição causou enorme surpresa, numa reação oposta ao caso que envolveu os  jogadores da seleção masculina de vôlei, Wallace e Maurício Souza que sequer foram denunciados quando, há dois anos, fizeram o número 17 com as mãos, depois de uma partida pelo Mundial. O número remetia ao então candidato à Presidência, Jair Bolsonaro, apoiado pelos dois atletas nas redes sociais.

O julgamento em primeira instância realizado no dia 16 de outubro, terminou na condenação da atleta, por 3 votos a 2, com multa convertida em advertência.

Insatisfeita com este resultado, Carol Solberg recorreu – e foi absolvida -, através dos advogados Leonardo Andreolli e Felipe Santa Cruz (Presidente da OAB Nacional), que usaram o argumento que o TJD não pode impedir a liberdade de expressão.