Fora do ar site que reúne dados sobre uso de drogas


05/06/2019


Reportagem de Audrey Furlaneto, publicada no jornal O Globo, revela que o Governo Federal retirou do ar o portal considerado pelos especialistas  como o único banco de dados oficiais sobre drogas no país: o portal Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid). Criado em 2002, o portal está fora do ar há seis meses, quando foi transferido do Ministério da Justiça para a pasta da Cidadania.

De acordo com a reportagem do Globo, a função do Obid era a de sistematizar informações existentes sobre drogas e divulgá-las para contribuir na formulação de políticas, o aprendizado técnico e a elaboração de pesquisas. Tirar o portal do ar significa dificultar o acesso de pesquisadores, profissionais, gestores, estudantes e jornalistas à informação científica sobre o uso de drogas no Brasil. Informação produzida com dinheiro público pelas mais importantes universidades e centros de pesquisa brasileiros e disponível ao público desde 2002.

 

Ainda de acordo com as informações do jornal o portal permanece com a descrição guardada no histórico do site do Ministério da  Justiça. Lá, o portal Obid é descrito como “responsável por gerir e disseminar informações confiáveis e científicas sobre drogas” e como “um canal de armazenamento de dados sobre drogas, incluindo pesquisas realizadas pela Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), estatísticas e indicadores”.

 

O Ministério da Cidadania informou ao jornal O Globo que o Obid passou ao escopo da pasta de Osmar Terra, ministro da Cidadania, por meio de decreto assinado no dia 2 de janeiro. O órgão, no entanto, não disse quando o portal foi tirado do ar. Usando a ferramenta Way Back Machine , banco de dados digital que arquiva mais de 475 bilhões de páginas da web, o GLOBO apurou que a última movimentação na página do Obid se deu no dia 8 de janeiro.

 

Em resposta à reportagem de O Globo, o Ministério da Cidadania afirmou apenas que “o portal está sendo migrado e atualizado”, mas não informou quando será reativado.

 

Especialistas ouvidos pelo GLOBO dizem que o Obid era único a compilar os dados sobre drogas coletados em pesquisas nacionais oficiais, ou seja, subsidiadas com dinheiro público.

 

Pesquisadores relatam que o portal está fora do ar há meses e que, sem ele, é mais difícil o acesso aos dados nacionais sobre drogas.  O Obid oferecia conteúdos “desde a informação mais simples até a exposição de pesquisas e artigos acadêmicos”.

Segundo a descrição do portal que ainda aparece no Ministério da Justiça, o Obid “além de atender à sociedade acadêmica, também pretende se comunicar com outros públicos, como usuários, familiares, gestores, profissionais — além da sociedade em geral”.

 

Estavam lá, por exemplo, os resultados da Pesquisa Nacional sobre o Uso de Crack , feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por encomenda da Senad. O estudo, que ouviu mais de 32 mil pessoas tanto em situação de rua quanto em entrevistas por inquérito domiciliar, é considerado o mais abrangente sobre o consumo de crack no Brasil. Lançado em 2014, revelou que existem cerca de 370 mil usuários regulares de crack nas capitais brasileiras. Hoje, o livro pode ser localizado em pesquisas no Google ou diretamente no site da Fiocruz.

 

Fonte: Portal Imprensa