Prêmio contempla trabalhos sobre direitos humanos


03/06/2019


Estão abertas as inscrições do III Prêmio Jornalismo Cidadão – Radiotube 2019 para produções de podcast e vídeo de até cinco minutos que enfoquem os direitos de criança e adolescentes. Os finalistas receberão prêmio em dinheiro de R$ 1.000,00 até R$ 1.800,00 e terão as despesas de transporte, alimentação e hospedagem pagas para participação na cerimônia de divulgação dos resultados que será realizada no Rio de Janeiro.

Nas edições anteriores do concurso, realizadas em 2015 e 2018, foram 189 produções inscritas de todas as regiões do país. A jornalista Mislene Santos, do Sistema Correio de Comunicação, da Paraíba, recebeu menção honrosa pelas produções de áudio e avalia o prêmio como importante incentivo à produção de material sobre cidadania. “O prêmio é de extrema importância pois reconhece trabalhos de relevância social e estimula os profissionais a produzirem reportagens que dão vez e voz aos que silenciam suas dores, angústias e dissabores diários”, afirma Mislene.

O III Prêmio Jornalismo Cidadão é uma iniciativa da ONG Criar Brasil com patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental. As produções inscritas serão avaliadas por três jurados e levarão em conta, além do respeito à temática dos direitos humanos com foco nos direitos da criança e do adolescente, o ineditismo da abordagem e a qualidade técnica das produções. O regulamento prevê ainda bonificação na pontuação para inscrições das regiões Norte e Nordeste e de grupos populares de comunicação. Serão selecionados como finalistas três áudios e três vídeos e a classificação final será anunciada na cerimônia de premiação a ser realizada no mês de setembro, no Rio de Janeiro.

O edital do III Prêmio Jornalismo Cidadão Radiotube 2019 e o link para inscrição estão disponíveis em www.radiotube.org.br