Lançado guia de checagem de fotos e vídeos na internet


22/10/2018


 

O Projeto Comprova lançou o Guia de Verificação Visual. A publicação permite checar a veracidade de fotos e vídeos divulgados em mensagens e redes sociais.

O guia oferece orientações ilustradas e com linguagem didática para avaliar os conteúdos visuais em mensagens ligadas a campanhas eleitorais. O material é coordenado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Em linhas gerais, o guia recomenda que sejam feitas cinco perguntas básicas para a checagem. Para cada uma delas, são fornecidas técnicas que ajudam nessa verificação. As perguntas são: Você está olhando a versão original? Você sabe quem fez o vídeo/capturou a foto? Você sabe onde a imagem foi capturada? Você sabe quando o vídeo foi feito/a imagem foi capturada? Você sabe por que o vídeo foi feito/a imagem foi capturada?

De acordo com as respostas obtidas é possível estabelecer uma gradação em níveis que comprovam a possibilidade de veracidade da imagem verificada.
O Projeto Comprova é uma iniciativa colaborativa que reúne 24 empresas de mídia do país. Seu objetivo é checar se informações divulgadas sem origem definida são verdadeiras.

Fonte: Portal Imprensa