Reinventar destacará a terceirização no jornalismo


17/05/2017


 

Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou, em março passado, um projeto de lei que libera a terceirização para qualquer ramo de atividade nas empresas. O projeto já foi sancionado pelo presidente Michel Temer. O que isso representa para os jornalistas e os profissionais de comunicação em geral? Em torno dessa questão, o grupo Reinventar JornalistasRJ abre seu ciclo de encontros de 2017, agora em um novo formato, mais informal.

“Como inovar e empreender em tempos de terceirização: o que muda para jornalistas e profissionais de comunicação” será o tema do bate-papo a ser realizado no próximo dia 25 (quinta-feira), das 10h às 13h, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no lounge do 11º andar. Os convidados dessa rodada são o sócio-fundador da startup Canal Meio, Vitor Conceição; a advogada Luiza Paula Gomes, do TI Rio (Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro), e o head da ACE Aceleradora de Startups no Rio, Apolo Lira.

A apresentação e mediação ficará por conta da jornalista Rosayne Macedo, coordenadora do Reinventar.  Representando a ABI, o diretor de Cultura, Jesus Chediak, vai anunciar os novos projetos da casa para o ano de 2017.

“Há tempos vários profissionais se tornaram PJs (pessoas jurídicas), muitas vezes por imposição das próprias empresas em que trabalham.  Saber como fica a situação dos PJs com a nova lei, em um mercado cada vez com menos oportunidades de trabalho CLT, é um dos objetivos do debate”, afirma Rosayne.

Sobre terceirização

Terceirização é quando uma empresa contrata outra empresa para cuidar de uma tarefa, em vez de ter funcionários próprios para isso. De acordo com a nova lei, deixa de existir a diferenciação entre atividade-meio e atividade-fim e todas as funções podem ser terceirizadas.

Além disso, a empresa que contrata os serviços terceirizados passa a ter “responsabilidade subsidiária” em relação às obrigações trabalhistas da prestadora de serviços. Isso quer dizer que a responsabilidade é da empresa que presta o serviço e, depois, de quem a contratou.

O Reinventar reinicia suas atividades em novo formato, mas a proposta de atualizar e capacitar os profissionais de Comunicação para o novo momento da profissão se mantém. Bem como o café colaborativo e as atividades do Repórteres do Bem, projeto social que visita instituições como asilos e creches. Assim, traga sua contribuição e participe!

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas mediante preenchimento do seguinte formulário: https://goo.gl/forms/FGU8N5WtvXrzX2d22 . As vagas são limitadas.

Publicado em: 15 maio, 2017 às 15:49