Declama na ABI anuncia primeira edição de 2017


11/01/2017


 

iii-encontro-poetas-lisboa

Encontro de escritores lusófonos, com Mariza Sorriso, em Lisboa

A Associação Brasileira de Imprensa anuncia a primeira edição do projeto cultural Declama na ABI do ano, que será realizada no dia 27 de janeiro, a partir das 16 horas. O programa inaugura o ano com a apresentação da escritora Mariza Sorriso, que estará lançando o livro “Em todos os ritmos da poesia”, uma antologia poética que reúne escritores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e Portugal.

Realizado desde 2015, o projeto, que estará completando sua 18ª edição, é coordenado pelo Conselheiro Carlos Rocha e pelo Diretor de Cultura e Lazer Jesus Chediak. Os encontros acontecem todas as últimas sextas-feiras do mês a partir das 16 horas, no 11º andar da entidade, que fica na Rua Araújo Porto Alegre, 71, Centro do Rio. A entrada é fanca.

tabeladeclama

 

 capa-em-todos-os-ritmos-2a-edicaoTodos os Ritmos da Poesia – 2ª. Edição

Reunindo 267 poemas de 91 artistas de seis países de língua portuguesa, o livro “Em todos os ritmos da poesia” é uma antologia poética que reúne escritores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e Portugal.

A organizadora é a poeta e cantora Mariza Sorriso. Ela comenta que o livro é um marco comemorativo do III Encontro de Poetas da Língua Portuguesa que aconteceu em setembro passado no Rio e em Lisboa. O evento tem como objetivo reunir e dar voz a poetas conhecidos e desconhecidos de todos os países que falam o nosso idioma.

– No Brasil, contamos com o apoio de vários Consulados de Países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP),  coletivos de poesia e literatura incluindo várias Academias de Poesia.  Em Portugal contamos com o apoio do Instituto Camões, da Casa de Angola, Casa de Moçambique, Palácio da Independência,  Movimento Internacional de Lusofonia (MIL), além do Presidente de Portugal, o Dr. Marcelo Rebelo – fala.

Mariza diz ainda que a obra reúne uma grande variedade de perfis de escritores. Segundo ela, é possível encontrar autores de diferentes idades, níveis de vivência poética e classe social. “Além disso, a antologia conta com a quarta-capa assinada por Pepetela, o maior escritor da África”.

– Alguns são autores renomados, premiados e até doutores em Letras e outros são calouros na poesia. É essa grande diversidade cultural que compõe um rico cardápio poético – ressalta.

Na Europa

A festa de lançamento aconteceu em Lisboa, Portugal. Durante o evento, escritores de diversas nacionalidades apresentaram suas obras, seus versos, suas culturas e seus ritmos. De maneira bem animada, o público pode conhecer várias músicas de estilos característicos dos países lusófonos como: Semba, samba, fado, fado castiço, lundu entre outros.

Biografia da mentora e organizadora:

Mariza Sorriso é cantora, poeta, atriz, dinamizadora cultural e economista aposentada. Brasileira nascida em Petrópolis/RJ (1960) está radicada no Rio de Janeiro há 30 anos. Premiada em vários concursos de poesia e festivais de música. internacionais. Está circulando o show “A sorrir – 100 anos de samba”, que estreou em agosto de 2016.

Além disso, publicou o CD “Rio de Todas as Cores” com músicas em homenagem à Cidade Maravilhosa e os livros de poesia ‘Das Raízes do Coração’ e ‘Na Flor da Paixão’. Organizou duas antologias poéticas internacionais. Realiza palestras sobre  música, poesia e produção cultural. É a mentora do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa.  www.facebook.com/marizasorrisooficial

*Publicado em: 11 jan, 2017 às 11:31