Jornalistas lançam site para investigar vereadores


27/09/2016


unnamed

Vinícius Assis, o coordenador do projeto “E aí, vereador”

O projeto “E aí, vereador?” lançou seu site próprio ( eaivereador.org ) publicando uma série de reportagens sobre o patrimônio dos 51 vereadores do Rio que tentam se reeleger. São quatro reportagens sobre o tema. A ideia é ampliar a área de cobertura falando de vereadores de outras cidades também, mas no início as pautas serão sobre o Legislativo carioca.

“Não vamos competir com o jornalismo diário. Após as eleições, vamos publicar uma reportagem por semana. Levantamos a bandeira da transparência neste Poder que pode ser considerado uma verdadeira caixa preta”, disse Vinícius Assis, coordenador-geral do projeto.

A primeira dificuldade foi a falta de transparência da Câmara Municipal do Rio, que não cumpriu a Lei de Acesso à Informação e não liberou dados solicitados pela equipe desde maio. O advogado da ABI ( Associação Brasileira de Imprensa), Dr Jansen dos Santos Oliveira, responsável pela assessoria jurídica do “E aí, vereador?”, entrou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça pedindo uma liminar para que a Câmara cumpra a lei e divulgue informações sobre gastos da Casa. O caso está na sétima Vara de Fazenda Pública.

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) condenou a falta de transparência da Câmara de vereadores do Rio.

Quem financia o projeto?

A equipe fez uma campanha de financiamento coletivo na internet durante um mês para conseguir cobrir parte ds custos de campanha e lançamento do site eaivereador.org.

Contato:

contato@eaivereador.org