BBC anuncia maior expansão desde os anos 1940


16/11/2016


bbcO Serviço Mundial da BBC vai lançar 11 novos serviços em diferentes idiomas como parte da sua maior expansão desde os anos 1940, anunciou a corporação.

Segundo a empresa, a expansão é o resultado de um aumento de financiamento anunciado pelo governo britânico no ano passado.

As novas línguas serão oromo (falado na Etiópia e no Quênia), amárico (Etiópia e partes do Oriente Médio), gujaráti (Índia e Paquistão), igbo (Nigéria), coreano, marathi (Índia), pidgin, punjabi (Índia e partes do Paquistão), telugo (Índia), tigrínia (Etiópia e Eritreia) e iorubá (Nigéria, Benim, Togo e Serra Leoa).

O lançamento dos primeiros novos serviços é esperado para 2017.
“Este é um dia histórico para a BBC, porque anunciamos a maior expansão do Serviço Mundial desde os anos 1940”, disse o diretor geral da BBC, Tony Hall.
Os planos incluem a expansão dos serviços digitais para oferecer mais conteúdo para telefones celulares e em vídeo e uma presença maior nas mídias sociais.
Nesta quarta-feira (16/11), a BBC lança um serviço digital completo em tailandês, após o sucesso de um serviço “pop-up” baseado apenas no Facebook em 2014.
Outros planos de expansão incluem:

– Ampliação dos boletins de notícias em russo, com versões regionais para os países próximos

– Serviços de televisão aprimorados em toda a África, incluindo mais de 30 novos programas de televisão para emissoras parceiras em toda África Subsaariana

– Nova programação regional do serviço árabe da BBC

– Programas de rádio em ondas curtas e médias voltados para as audiências na península coreana, além de conteúdo online e em mídias sociais

– Investimento no Serviço Mundial da BBC em inglês, com novos programas, jornalismo mais original e uma agenda mais ampla

Com os novos departamentos, o Serviço Mundial da BBC estará disponível em 40 línguas, incluindo o inglês.

Hall estabeleceu um objetivo para que a BBC alcance 500 milhões de pessoas ao redor do mundo no seu centenário, em 2020.