Sesc-SP discute os caminhos do jornalismo literário


10/11/2016


Foto: Renato Galisteu

Foto: Renato Galisteu

 

O Portal Comunique-se publicou reportagem sobre o ciclo de palestras e debates promovido pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc de São Paulo e direcionado a jornalistas e escritores. O encontro discutirá as relações entre jornalismo e literatura. As conversas acontecem de 21 a 25 de novembro, das 19h às 21h, na sede do CPF-Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista, São Paulo).

A palestra de abertura, na segunda-feira, “Jornalismo Literário ou histórias bem contadas?” será dada pelo jornalista e escritor Audálio Dantas, autor do livro “As Duas Guerras de Vlado Herzog”, que irá analisar o contexto e as especificidades contidas no campo de relações entre jornalismo e literatura.

Na terça-feira, o jornalista Juca Kfouri vai abordar futebol e literatura no Brasil e a repórter e escritora Adriana Carranca comenta, na quarta-feira, alguns clássicos do jornalismo literário importantes para a compreensão da História. Carranca é especialista na cobertura de conflitos e crises humanitária e também deve falar sobre algumas características do jornalismo literário e sobre como aplicá-las na cobertura de situações extremas.

O jornalista e escritor Carlos Moraes apresentará, na quinta-feira uma reflexão sobre a imprecisão de fronteiras entre informação jornalística e criação literária, durante a palestra “Entre a informação e a criação, o amor pela palavra justa”. No encerramento da semana, Luiz Fernando Emediato, jornalista, falará sobre “Jornalismo e Literatura, custos benefícios, encontros e desencontros”.

As inscrições para o evento podem ser feitas no site do Sesc ou na sede do Centro de Pesquisa e Formação. O ciclo de palestras Jornalismo e Literatura tem o preço único de R$ 60, que pode ser menor de acordo com sua categoria (estudante, aposentado e portador da credencial do Sesc têm desconto).

Programação

21/11 – Jornalismo Literário ou histórias bem contadas? Com Audálio Dantas.
22/11 – Futebol e literatura no Brasil. Com Juca Kfouri.
23/11 – A grande viagem através das guerras. Com Adriana Carranca.
24/11 – Entre a informação e a criação, o amor pela palavra justa. Com Carlos Moraes.
25/11 – Jornalismo e Literatura, custos, benefícios, encontros e desencontros. Com Luiz Fernando Emediato.