Unesco pede investigação sobre assassinato no México


28/06/2016


“Parem de assassinar jornalistas”. Foto: UNESCO

“Parem de assassinar jornalistas”. Foto: UNESCO

Irina Bokova , chefe da agência das Nações Unidas responsável por defender a liberdade de imprensa pediu investigação sobre o assassinato da jornalista Zamira Esther Bautista, em Ciudad Victoria, capital do estado mexicano de Tamaulipas.

“No interesse do Estado de Direito, e para garantir que o crime não seja autorizado a silenciar a voz de meios de comunicação independentes, exorto as autoridades a investigar o caso e levar seus autores a julgamento”, disse Irina Bokova, em comunicado.

Bautista, ex-correspondente dos jornais locais La Verdad e El Mercurio, era jornalista freelancer e professora. Ela foi morta com um tiro na manhã de 20 de junho.

A chefe da UNESCO regularmente emite comunicados sobre a morte de trabalhadores da imprensa, em linha com a resolução número 29 adotada pelos Estados-membros da agência da ONU em 1997, intitulado “Condenação da Violência contra Jornalistas”.

Esther Bautista é a oitava jornalista assassinada no México desde o início de 2016, de acordo com agências internacionais.