Cultura africana é destaque em Ciclo de Leituras na ABI


09/11/2016


Elenco posa após a leitura de 'Oxuiá no Reino de Xegue e Ojum'. Foto: Divulgação

Elenco posa após a leitura de ‘Oxuiá no Reino de Xegue e Ojum’. Foto: Divulgação

A peça teatral Oxuiá no Reino de Xegue e Ojum, do autor e diretor Jorge Nascimento, ganhou uma noite de leitura, nessa terça-feira (8), na sede da ABI, onde foi muito aplaudida pelo público. O evento faz parte do III Ciclo de Leituras Teatrais Chiquinha Gonzaga, uma parceria entre a Associação Brasileira de Imprensa e o Instituto Cultural Chiquinha Gonzaga.

Jorge Nascimento disse que o texto tem o objetivo de levar conhecimento ao público sobre a cultura africana, destacando o sincretismo religioso. O texto apresenta um jogo de xadrez, recheado de intrigas, entre irmãos e casais. segundo o autor.

“Procurei mostrar a importância da dignidade para o ser humano. Você pode ter o seu reino, mas tem que ter dignidade. Independente do lugar. No mundo formal ou informal. No final, mostramos que a igualdade e o amor são fundamentais para construir um mundo melhor”, analisou Jorge Nascimento.

O autor e diretor da peça exaltou a parceria da ABI com o Instituto Cultural Chiquinha Gonzaga. Segundo ele, iniciativas como essa proporcionam oportunidade à população de assistir espetáculos de qualidade.

“É maravilhoso para a arte e quem vive da arte. A cultura precisa cada vez mais de parcerias como essa. A ABI abre portas para a cultura, o que engrandece ainda mais a instituição”, elogiou o diretor.

Segue a programação do III Ciclo de Leituras Teatrais Chiquinha Gonzaga:

Novembro
Dia 22 – Apaixonadamente, Chiquinha Gonzaga, de Ewa Procter e Lula Basto, com direção de Marco Hazeck;
Dia 29 – Seis Autores e um diretor em busca de personagem, de Hersch Basbaum, com direção de Raimundo Alberto.

Dezembro
Dia 6 – Doces Fragmentos de loucura, de Isis Baião, com direção de Gilberto Gawronski;
Dia 13 – Chá de panela, do autor e diretor Raimundo Alberto.