Painel discute mercado e novo perfil do profissional


26/06/2016


face

Houve um tempo em que os “coleguinhas” dividiam-se em duas categorias básicas: aqueles que atuavam na mídia impressa e os que apareciam na tv.  Na década de 1990, algumas faculdades mantinham até cursos de graduação diferentes na esfera da Comunicação Social – Jornalismo e Radialismo, que credenciava o profissional a trabalhar em emissoras de rádio e tv, mas não em jornais ou revistas.

De lá pra cá, o mundo girou e a comunicação vivencia neste século 21 sua maior transformação, levando profissionais da área a repensarem seus conceitos e se tornarem mais flexíveis para sobreviver fazendo o que mais gostam: contar histórias. E para mostrar que estas podem ser bem contadas em vários meios e de diversas formas, a 11ª edição do Reinventar JornalistasRJ reunirá jornalistas que souberam aproveitar as oportunidades e que hoje transitam à vontade por diversos meios.

O painel “Oportunidades em TV e Cinema: um novo roteiro na carreira de quem busca se Reinventar” traz Flávia Oliveira, que começou no jornal O Globo e hoje atua também na Globonews; Lais Mendes Pimentel, que tornou-se roteirista de novelas e programas na TV Globo, após 20 anos em redações, e Leonardo Dourado, um dos sócios da Telenews, que atua na produção independente como roteirista, diretor, produtor executivo e criative producer em projetos de conteúdo qualificado para televisão e mídias digitais.

Com entrada gratuita, o evento tem mediação dos jornalistas Leila Magalhães (Invest Projetos em Comunicação) e Altamir Tojal (SPS Comunicação) e apresentação de Rosayne Macedo, coordenadora do Reinventar. As inscrições já estão abertas e são limitadas, com prioridade para profissionais integrantes do Reinventar e do grupo JornalistasRJ, no Facebook.

Os interessados devem confirmar presença no mural do evento na página oficial do Reinventar (https://www.facebook.com/events/572161396296599) e preencher o formulário online. A organização pede que os participantes levem uma contribuição para o café compartilhado e uma doação de leite em pó para o projeto Repórteres do Bem.

Sobre o Reinventar JornalistasRJ

Jornalistas reunidos em torno de uma causa justa e necessária: incentivar nos colegas a busca por novos rumos na carreira, sem deixar de lado a sua essência. Isso é o Reinventar JornalistasRJ, responsável por esses encontros quinzenais na ABI, que têm possibilitado a quebra de inúmeros paradigmas, reafirmando, principalmente, a máxima de que “a união faz a força”.

Nascido há cinco anos, o grupo JornalistasRJ no Facebook já reúne um número representativo de mais de 10 mil perfis, se consolidando como um importante espaço para reflexões sobre os rumos do Jornalismo, firmar parcerias e buscar informações relevantes à atuação profissional. Já o Reinventar surgiu em outubro de 2015, logo após a onda de demissões que varreu grandes redações de jornais impressos no Rio de Janeiro.

A iniciativa conta com a chancela da ABI e apoio do Portal dos Jornalistas/Jornalistas&Cia, Café & Pauta e do Rock Experience – estas duas últimas empresas conduzidas por jornalistas que se reinventaram. Os dez encontros já organizados reuniram cerca de mil profissionais e mais de 50 palestrantes – a maioria jornalistas-empreendedores que são casos de sucesso ­– e têm servido de inspiração para muitos profissionais de comunicação.

“A Rede Reinventar vem se fortalecendo como importante farol na busca de saídas viáveis, pelas vias do empreendedorismo e da colaboração, para aqueles que desejam buscar novos rumos nestes tempos difíceis, diante do recrudescimento da crise no jornalismo com a crise econômica e política. Estamos fazendo história no novo mercado de jornalismo e da comunicação”, explica a jornalista Rosayne Macedo.

Sobre os palestrantes

FLÁVIA OLIVEIRA – Formada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Dedica-se à economia e aos temas sociais. É comentarista no canal “GloboNews” desde 2008. No jornal “O Globo” trabalha desde 1994. Foi repórter, editora de cadernos especiais, colunista. Assina coluna no “Segundo Caderno” às quintas-feiras. É comentarista do “TV Mulher 2016”, no “Canal Viva”. Escreve artigos mensais no Blog PayPal. É colaboradora dos sites “Euplanejo360”, da seguradora Mongeral Aegon, e “Projeto#Colabora”. Participa como palestrante da série de seminários “Mapa do Comércio – Encontros Regionais” da Fecomércio RJ. Trabalhou no “Bom Dia Rio”, da “TV Globo”. Apresentou cinco edições da temporada 2016 de “Espelho”, programa de Lázaro Ramos no “Canal Brasil”. É membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro e dos conselhos consultivos da Anistia Internacional Brasil e da ONG Uma Gota no Oceano.

LAIS MENDES PIMENTEL – Jornalista formada pela PUC-RJ, trabalhou durante 25 anos em redações de TV (Globo e Manchete), rádio e internet (BBCBrasil, em Londres, e G1) e foi correspondente de cultura do Estado de São Paulo, além de contribuir para várias revistas, jornal e rádio. Desde 2008, trabalha com ficção, como roteirista na TV Globo onde colaborou em duas novelas, entre outros programas e projetos, além de dar cursos de roteiro para novelas e séries.

LEONARDO DOURADO – Jornalista e um dos sócios da Telenews. Na produção independente tem atuado como roteirista, diretor, produtor executivo e criative producer em projetos de conteúdo qualificado para televisão e mídias digitais, além de realizar filmes corporativos, marketing político e social. Em 2016 lançou a série Canto dos Exilados em coprodução com RioFilme e Arte 1 sobre o legado de fugitivos da 2ª Guerra à cultura brasileira. Foi um dos fundadores da ABPI-TV, Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão, e agora do ICAB, Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros.
Mediação

LEILA MAGALHÃES – Jornalista graduada pela UFRJ e pós-graduada em Marketing pela FGV-Rio, Leila Magalhães tem mais de 30 anos de atuação no mercado de comunicação. Recebeu quatro premiações jornalísticas, com destaque para o 1º lugar nacional no Prêmio Fiattalis de Jornalismo Econômico, pelo Jornal do Brasil. Atuou, como repórter especial, chefe de reportagem e colunista em O Globo, JB, O Dia, Folha de São Paulo e TVE. Como assessora de imprensa, gerente de comunicação, diretora de comunicação e gerenciadora de crise atuou na Agência Nacional de Petróleo, Secretaria de Estado de Fazenda, Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica, Light e CSN, dentre outras. É sócia-executiva da Invest Projetos em Comunicação, que tem em seu portfolio clientes como Infoglobo, Grupo EJESA de Comunicação, Agência Prole, Editora Três (Istoé), Jornal O Fluminense, Inffinito Festivais de Cinema, Swire Oilfield Services (maior empresa mundial de negócios de contêineres para o segmento de óleo & gás) e Clube de Investimentos dos Cotistas da CSN, dentre outros. Foi a idealizadora da primeira campanha de trânsito no Brasil 100% viral e autora do projeto de comunicação educacional Papo Irado com a Galera, de prevenção às drogas aplicado na rede municipal de ensino de Volta Redonda e em mais de 30 escolas privadas de ensino médio, do Rio de Janeiro. É autora de livros corporativos, como A Grande Virada, da FMC Technologies do Brasil.

ALTAMIR TOJAL  – Tem formação em jornalismo e filosofia. Publicou os livros ‘Faz que Não Vê’ (romance) e ‘Oásis Azul do Méier’ (contos). Acumula experiência profissional na imprensa e em consultoria comunicação. É diretor da empresa SPS Comunicação. Trabalhou como repórter no Jornal do Brasil, O Globo e IstoÉ. Foi chefe do Departamento de Comunicação do BNDES. É membro do Conselho Deliberativo da ABI e do seu Conselho de Liberdade de Expressão e Direitos Humanos.

Apresentação

ROSAYNE MACEDO – Jornalista, pós-graduada em Comunicação Empresarial, com MBA em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Coppe/UFRJ e especialização em Coaching. Em 25 anos de carreira, tem passagens por rádio, jornal, revista e TV, site e assessoria de imprensa. Atualmente, é editora-assistente do Jornal O Dia, onde assina a coluna Conta Social. Acaba de lançar o blog Vida & Ação (saúde, bem-estar e atitude sustentável), no Dia Online. Empreendedora e diretora de atendimento da Tao Comunicação. É criadora e moderadora do grupo JornalistasRJ no Facebook, que reúne mais de 10 mil perfis. Idealizou e coordena o Reinventar JornalistasRJ.

SERVIÇO:

PAINEL – Oportunidades em TV e Cinema: um novo roteiro na carreira de quem busca se reinventar
Dia: 29/06 (quarta-feira), das 9 às 13h (credenciamento e cafezinho com network a partir das 8h30)
Local: Auditório da ABI (Rua Araújo Porto Alegre 71- Edifício Hebert Moses, 7º andar – Centro – Rio de Janeiro/J).
Inscrições: Gratuitas e limitadas (levar contribuição para o café compartilhado e doação de leite em pó para o projeto Repórteres do Bem)
Público-alvo: Jornalistas e demais profissionais de Comunicação (prioridade a integrantes dos grupos JornalistasRJ e Reinventar)
IMPORTANTE: É necessário confirmar presença no mural do evento na página do Reinventar JornalistasRJ (https://www.facebook.com/events/572161396296599/_e preencher o formulário http://goo.gl/forms/6M1ikmdVPK6kh4Zi1. Somente cadastrados receberão confirmação da organização do evento por e-mail que será enviado na véspera.
Informações aos participantes: reinventar.jornalistasrj@gmail.com
Assessoria de Imprensa: ascom.reinventar@gmail.com

Projeto Reinventar JornalistasRJ

*Publicado em: 23 jun, 2016 às 14:15