Radialista é assassinado
em Itaenga, Pernambuco


Por Cláudia Souza*

11/11/2015


Israel Gonçalves Silva (Reprodução: Internet)

Israel Gonçalves da Silva (Reprodução: Internet)

 

Israel Gonçalves da Silva, da Rádio Comunitária Itaenga FM, foi assassinado nesta terça-feira, dia 10, no município de Itaenga, na Zona da Mata de Pernambuco(PE). A polícia local prendeu quatro suspeitos de envolvimento na morte. A Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) divulgou nota de repúdio ao crime.

De acordo com o PM Cleber José da Silva, do 2º Batalhão de Polícia Militar de Itaenga, duas horas após o assassinato, policiais militares apreenderam dois adolescentes que já tinham mandado de busca e apreensão expedido. O primeiro foi detido, portando uma arma, nas proximidades da Chácara de Pedro Serrote, zona rural de Lagoa de Itaenga, e o segundo, que portava 18 trouxas de maconha, na Rua Maria Simiano, loteamento Irmãos Oliveira, zona urbana do município. Na mesma região também foram presos Adeilson de Albuquerque Geraldo e José Adailton, ambos de 22 anos.

Segundo informações do 12.º BPM, Israel Gonçalves da Silva teria sido abordado dentro de um estabelecimento comercial por dois homens que efetuaram pelo menos dois disparos e fugiram em uma motocicleta.

Funcionário concursado da Guarda Municipal, Israel era locutor da rádio comunitária Itaenga FM, na qual apresentava um programa sobre segurança pública. Colegas de trabalho de Israel relataram que o radialista teria dito no programa que estava sofrendo ameaças de morte em razão das denúncias feitas na rádio.

A Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) divulgou nota sobre o assassinato. O texto tem o seguinte teor: “A Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) expressa seu repúdio e profundo pesar pela violência e consequente falecimento do radialista Israel Gonçalves Silva, na manhã do último dia 10, em Lagoa de Itaenga.

Sua morte representa uma perda para a Imprensa da Mata Norte e fere a liberdade de expressão de todos nós, comunicadores.

A AIP solidariza-se aos seus familiares, amigos e confrades, registrando a irreparável perda do companheiro. Nossas condolências.

Ramos Silva

Vice-Presidente”

 

*Fonte: Diário de Pernambuco, Estadão, AIP