Encontro na Universidade Mackenzie discute parceria “ABI Vai à Escola”


Por Arcírio Gouvêa, Diretor do Departamento de Assistência Social

20/08/2015


O presidente da ABI, Domingos Meirelles, acompanhado do diretor da representação de São Paulo, Antônio Moura Reis, e do estudante de jornalismo e estagiário da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de São Paulo, Luan Enrique, esteve na Universidade Mackenzie, na capital paulista, hoje pela manhã, para discutir os últimos detalhes da parceria “ABI vai à Escola”, entre a universidade, através do seu curso de jornalismo, e a ABI. Participaram do encontro, representando a tradicional instituição de ensino, Manoel Nascimento, professor de fotojornalismo; e Denise Paieiro, coordenadora dos cursos de comunicação. Foi acertado ainda, durante a reunião, a realização do seminário “Repórter, Ontem, Hoje e Amanhã”, que acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro, no auditório da Mackenzie, com a participação de alunos, professores e público interessados no rumo atual do jornalismo no País.

uni

Manoel Nascimento, Domingos Meirelles, Denise Paieiro e Antônio Moura Reis

Após o lançamento oficial da parceria (que acontecerá no próximo mês de setembro), Luan Henrique, ficará  responsável por colocar em prática um grupo de trabalho para coletar os dados dos cerca de 850 alunos matriculados no curso. Os dados serão repassados para a ABI, sendo que a entrega das carteiras, inicialmente, está prevista para ocorrer em fevereiro de 2016. Vale ressaltar que a Mackenzie será a primeira universidade paulista a aderir ao projeto “ABI Vai à Escola”. As conversas foram iniciadas em abril deste ano e, desde então, a coordenadora do curso, Denise Paiero, o jornalista Antônio Moura Reis e o estudante Luan Henrique, são os responsáveis diretos pela realização do projeto. É importante destacar a colaboração do professor André Santoro, e do coordenador do Centro de Comunicação e Letras, Alexandre Huady.
Programação:
14 de setembro – 14h – Mesa de debate “O Jornalismo no Cinema”

Participantes: Vanderlei Dias (Professor de cinema da Mackenzie) e Sérgio Rizzo (Crítico de Cinema) e Moura Reis (Crítico de cinema).

15 de setembro – 10h – Lançamento oficial da parceria entre a ABI e o Mackenzie durante a “Semana de Comunicação e Letras”

Nomes confirmados: Domingos Meirelles (Presidente da ABI), Antônio Moura Reis (Diretor da representação de São Paulo e Arcírio Gouvêa (Diretor de Assistência Social) Luan Henrique (Estudante de jornalismo e estagiário da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo).

15 de setembro – 14h – Mesa de debate “O Repórter, Ontem, Hoje e Amanhã”

Nomes confirmados: Domingos Meirelles, Antônio Moura Reis e Arcírio Gouvêa.

OBS: Um ex-aluno de Jornalismo do Mackenzie será chamado para participar da mesa, mas o nome ainda não foi confirmado.