Sindicato dos Jornalistas
de Minas Gerais repudia demissões em “O Tempo”


24/07/2015


O-Tempo-B-30junho

 

O corte de funcionários efetivado pelo jornal nesta terça-feira, 21, atingiu onze jornalistas. No último mês de maio já haviam sido dispensados profissionais das editorias Cidades, Política e Esportes. A direção da empresa alega que as sucessivas demissões decorrem da queda de faturamento. O sindicato alerta que a medida configura demissão em massa.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Minas Gerais(SJPMG) divulgou comunicado em protesto contra o corte de funcionários promovido pelo jornal “O Tempo” nesta terça-feira, dia 21, quando foram dispensados o total de 11 jornalistas, sendo um subeditor, um produtor, seis redatores júnior e três repórteres júnior, além de empregados do departamento comercial e do setor de telemarketing. A Redação unificada para os jornais “O Tempo”, “Super Notícia” e “Pampulha” chegou a reunir 167 profissionais de imprensa antes das demissões, de acordo com dados do grupo Diários Associados, proprietário dos veículos.

Em 25 de maio último foram dispensados jornalistas das editorias Cidades, Política e Esportes, além de funcionários de outros setores da empresa. A diretoria alegou que as demissões ocorreram em razão da queda de faturamento.

“Com as novas dispensas, a Sempre Editora mostra que não se trata somente de readequação de pessoal. Para o Sindicato, a medida configura demissão em massa. Os jornalistas afastados devem procurar a entidade que irá defender seus direitos e tomar as medidas jurídicas cabíveis”, informa a nota divulgada pelo SJPMG, que realizou assembleia com os demitidos para votação do acordo de pagamento de FGTS, férias, seguro de vida, banco de horas, entre outros direitos que não estariam sido cumpridos pelo grupo Diários Associados, também detentor do jornal “Estado de Minas” e da TV Alterosa.